Home »
02 OCT 2017
DE COMO UM DIVÓRCIO É IMPOSSÍVEL
- A TABUADA DO 3 EM 2
Por Jornal Abarca

Edimburgo, Setembro de 1991

É por isso que adoro feiras de livros e alfarrabistas quando menos espero, lá se reacende uma lamparina de Aladino e nem preciso esfregar muito. O livro pode ser antigo (Thomas Heywood, Pleasant Dialogues, 1637)mas a sabedoria nunca tem idade: “Um marido surdo-mudo e uma esposa analfabeta são sempre um casal feliz”.

Ora, nem mais.

Tanto mais verdade que mesmo que se mude a ordem dos fatores, tenho bons motivos para acreditar que o resultado seja o mesmo - açucaradíssima lua de melaço matrimonial, céu azul acima de tempestades, divórcios, raios, coriscos, azias clubísticas, diabetes existenciais agudas e outros recifes e escolhos:

 No fundo, é a trágico-cómica (mas algo esquecida) “Regra do 3 em 2” de Ibsen e mais tarde confirmada pontualmente por Waengler – quando ocorrem 3 incapacidades humanas entre 2 pessoas, o paradoxo roça o absurdo mas mostra que tende sempre a jorrar felicidade entre elas.

Disseram os mestres, eu copio, acato e sorrio.

Comme d´habitude.

jafc2543@gmail.com

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design