Home »
01 NOV 2017
Plataforma Score: futebol e tecnologia de mãos dadas
Por Jornal Abarca

Dia após dia a tecnologia tem registado uma evolução contínua, colocando-se ao serviço de inúmeras áreas, num quadro de otimização de recursos mas particularmente enquanto instrumento facilitador de processos, sejam estes de que índole forem. Talvez por isso, seja lugar-comum afirmar-se que a tecnologia é vista cada vez com maior importância na adestração de métodos e sua operacionalização. Indubitavelmente, o futebol não podia estar alheado desse paradigma. Isto, a crer numa perspetiva de constante melhoria da qualidade dos serviços a que os clubes têm que recorrer, nomeadamente em termos de atos administrativos, como sejam as inscrições de jogadores e demais agentes desportivos, cuja maior torrente ocorre no início de cada época futebolística, com natural impacto na já de si desmesurada labuta a que os dirigentes dos clubes estão sujeitos. 

De forma a obstar a esse cenário, implementou a Federação Portuguesa de Futebol, no início da época passada, uma plataforma de gestão desportiva, a qual tem associada e integra as variadas componentes inerentes à atividade desportiva, desde as já referidas inscrições de jogadores e restantes agentes desportivos, passando pela organização dos quadros competitivos e seus resultados, para além de outras valências. Refiro-me à denominada Plataforma Score. Um mecanismo cuja adesão inicial foi pouco significativa, até pela indispensável adaptação que urgia fazer nos sistemas informáticos de cada associação de futebol distrital e regional, não só ao nível de inscrições como também em termos de procedimentos de tesouraria e contabilidade, mas que na presente época desportiva, 2017/2018, está perto de ser acolhida pela quase totalidade do universo do futebol associativo distrital.

Este novo sistema veio permitir aos clubes procederem às inscrições dos seus jogadores, treinadores, dirigentes, massagistas, entre outros agentes desportivos, através da via informática, nas suas próprias instalações, há distância de um clique, evitando assim as repetidas e por vezes inoportunas deslocações à sede das Associações e respetivos serviços administrativos. Por outro lado, a Plataforma Score e numa altura em que as preocupações ambientais são cada vez maiores, veio possibilitar uma sempre desejável desburocratização de todo o processo de inscrições e o consequente abandono do recurso à infindável quantidade de papel até então imprescindível para materializar as ditas inscrições.

Mormente o período de inscrições se estenda por longos meses, é nesta altura que se verifica o pico mais alto em termos das mesmas, em particular dos atletas dos escalões de formação que vão competir nas provas de âmbito distrital e que agora se vão iniciar, o qual, até aqui, provocava um exacerbado volume de trabalho e obrigatória afetação de recursos humanos nos serviços das várias associações de futebol distritais e regionais. Talvez por isso, seja interessante relevar e tendo em conta aquilo que são os números disponibilizados, a enorme aceitação por parte dos clubes a este novo instrumento e os naturais benefícios que daí advêm, não só para os clubes como também para as Associações. Até ao momento e sempre levando em conta as naturais adaptações e até mesmo aquisição de equipamento informático por parte dos clubes que importou fazerem, podemos afirmar perentoriamente que é já um número considerável de clubes que utilizam a Plataforma Score. Dado interessante e que confirma a recetividade a que anteriormente aludi por parte dos clubes em seguir um novo caminho, mais prático e eficaz, através do recurso às novas tecnologias. Mais relevante ainda, o podermos constatar a alteração de rotinas que se revelavam altamente burocráticas para uma ação de cariz quase simplista.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design