Home »
01 JUN 2018
Israel da galinha ou a galinha dos ovos de ouro?
Por Jornal Abarca

Israel ganhou este ano o Festival da eurovisão, muitos reagiram ao facto de ter ganho porque não acharam que a cantora deveria ser a favorita. Mas a Eurovisão sempre foi e continua a ser um concurso muito político, de contrário como se pode explica a participação da Austrália nos últimos anos no concurso? Como se pode explicar à Austrália que a Eurovisão foi um programa criado pela União Europeia, como se explica que a Eurovisão é um programa viciado que não obedece a talentos mas a interesses político -económicos? Como vamos explicar como europeus à Austrália, que a Austrália nunca vai ganhar, apesar de ser muito conveniente para as os canais de televisão europeia que tenha milhões de espectadores autralianos  a torcer pela Austrália que justificam as audiências dos programas?

De todos os anos em que esta dimensão política foi mais evidente foi quando a Ucrânia ganhou com uma canção sobre guerra (num concurso que deveria celebrar a alegria e a diversidade europeia) no preciso ano que a Rússia invadiu este país.

Este ano não podia ser diferente: depois de todas estas tenções sobre qual será a capital de Israel e de todas as discussões em volta da crescente importância política, económica e religiosa no médio Oriente, Israel ganha o concurso.

A Europa e o mundo tem os olhos voltados para o médio Oriente. O que muitos não falam ou se recusam a pensar, falar ou discutir é o motivo principal das tensões religiosas em Israel. A Terra ainda que pertença a todos não é dividida de igual forma. Sabemos que Israel tem terra árida, tem um Oásis que se chama Jerusalém. Sabemos que a terra que cristãos, muçulmanos e judeus está minada de petróleo. Sabemos que nós como europeus, vamos continuar a cantar “I´m not your Toy” como o vídeo onde o próprio cantor de música pimba chamado Toy canta e apesar de todas as ironias e de todas as instatisfações vamos concordar com as redefinições de Trump ao querer redefinir qual a capital de Israel. Nós como europeus vamos continuar a ver o vídeo do Herman José chamado “Planet Portugal” quer os nossos tão pouco estimados britânicos gostem ou não.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design