Home »
01 NOV 2008
REI D. CARLOS E MESTRE NUNO OLIVEIRA RELEMBRADOS
Por ABARCA

 

D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e o campeão de Espanha de Doma Vaquera são algumas das figuras presentes nesta edição da Feira de S. Martinho que, para além de diversas provas do mundo equestre, integra várias exposições, workshops e seminários.

 

“O programa é repleto e é recheado da vertente do cavalo como é evidente, mas também, do que lhe é adstrito”, salienta Veiga Maltez. A vertente científica e cultural é igualmente “importantíssima”, integrando, entre outros, exposições de pintura, escultura e fotografia, workshops e seminários sobre o panorama equestre.

Do programa, o presidente da Câmara Municipal destaca uma apresentação da Doma Vaquera com a presença do campeão de Espanha, a reprise da Escola de Mafra e as participações do Centro Equestre da Lezíria Grande e da Escola Portuguesa de Arte Equestre. O autarca refere ainda a presença os presidentes de Jerez de la Frontera, Pardubice, Waregem na Reunião da Comissão Técnica da Rede Euro Equus, cuja vice-presidência está agora a cargo da Golegã.

D. Carlos 100 anos

O rei D. Carlos é a imagem do cartaz desta edição da Feira de S. Martinho. “Pareceu-nos pertinente e oportuno abrir as portas da Golegã para reavivar a memória do rei D. Carlos”, explica Veiga Maltez. “D. Carlos era um grande apaixonado pelo cavalo, cavaleiro exímio e, sobretudo, era um criador de gado bravo e administrador das suas próprias propriedades. Era um rei que estava ligado, e que muito exaltou, a vertente do cavalo e do touro”. O autarca faz também questão de referir D. Carlos como diplomata, cientista, político e um “brilhante” pintor.

O Dia de S. Martinho é assim dedicado às comemorações D. Carlos 100 anos. Depois da inauguração da  exposição “D. Carlos, um Rei Constitucional”, da autoria do Prof. Rui Ramos, D. Duarte Pio, Duque de Bragança, herdeiro da Casa Real Portuguesa, será agraciado com a Cruz de Honra dos Romeiros de São Martinho. À noite terá lugar a palestra “D. Carlos e o Cavalo”, proferida pelo Coronel José Henriques, e José Cid cantará o fado, em memória do rei. 

“Estátua ao Mestre Nuno Oliveira”

O último grande mestre de equitação é outras das figuras de destaque da XXIII Feira Nacional do Cavalo. O colóquio “Estátua ao Mestre Nuno Oliveira” terá lugar a 10 de Novembro.

“O Pedestal”, por Francisco Sá Lopes, “Palavras do Mestre”, por Idès Marchal, Fundador da Academia Belga de Equitação e da Associação Belga dos Criadores do Cavalo Lusitano (A.B.E.L.), “Percursos”, por Lady Sylvia Loch, “Uma vida dedicada à Arte Equestre”, por Dany Lahaye são as palestras que integram esta iniciativa que conta também com a intervenção de Jean Louis Sauvat, Professor da Escola Nacional de Belas Artes de Paris.

Reconhecido mundialmente como o melhor cavaleiro do século XX, Nuno Oliveira foi um defensor do cavalo lusitano, tendo marcado a linha de acção da Alta Escola. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design