Home »
07 JAN 2016
Mação - Orçamento e plano de atividades para 2016
Por Jornal Abarca

O Município de Mação aprovou para 2016 um orçamento de 11.680.288 euros que “dá uma dupla garantia, por um lado é equilibrado e executável; por um lado consubstancia a adoção de políticas e ações que vão ao encontro dos objetivos definidos para este mandato autárquico que serão atingidos através de ações em oito áreas de intervenção prioritárias que desde sempre defendemos: 1. Ação Social e Apoio às Famílias; 2. Educação, Conhecimento, Cultura e Cidadania; 3. Apoio às Empresas e agentes Económicos-Empreendedorismo; 4. Gestão Territorial, Turismo, Património, Floresta/Agricultura e Produtos Endógenos, Associativismo e Desenvolvimento Rural; 5. Saúde, bem-Estar, Desporto e Lazer; 6. Infraestruturas e Obras Públicas; 7. Juventude; 8. Comunicação e proximidade com o Munícipe

Em 2016, para além das medidas em vigor e recentemente tomadas (p.ex. redução IMI para agregados familiares com descendentes/ascendentes a cargo) Mação vai distribuir gratuitamente as refeições nas Escolas do 1º Ciclo e Jardim de Infância; reforçar o apoio social aos mais carenciados, através de ajudas diretas sempre que tal seja considerado fundamental e dentro dos condicionalismos legais; reforçar o Clube Sénior com mais meios para prosseguir com maior eficácia o trabalho que vem sendo desenvolvido junto da população sénior e apostar em dotar o concelho de um C.A.O. (Centro de Atividades Ocupacionais) para pessoas/jovens portadores de deficiência.

Por outro está definido continuar a apoiar incondicionalmente o Agrupamento de Escolas e a Comunidade Escolar com os apoios diretos e indiretos  a conceder regularmente; reforçaremos as potencialidades do Museu, nomeadamente através da adesão a projetos europeus com parceiros de diversos países, possibilitando assim a promoção do Museu e do concelho, com as consequentes mais-valias que daí decorrem; Iniciar os processos necessários para que os Núcleos Museológicos de Ortiga e Envendos sejam uma realidade; Promover e apoiar diversas iniciativas culturais em todo o concelho e proceder à construção, “se, conforme esperamos, o Quadro Comunitário Portugal 2020 já o permitir”, de um Campo de Jogos na EB/JI de Mação.

Por outro lado, são disponibilizados os serviços do GEMA aos empresários e agentes económicos, prestando toda a informação e apoio que entendam necessários; Com a concretização “que esperamos possa acontecer em breve”, da aquisição de pavilhões na Zona Industrial das Lamas, ceder espaços/armazéns de pequena e média dimensão a empresas; Alargar o Sistema Municipal de Segurança Alimentar a todos os agentes económicos interessados; Reforçar, através de contactos mais próximos e regulares, a articulação Empresário/Autarquia.

Outra área de grande aposta é o reforço ao apoio às Associações do Concelho, “de forma a dotá-las de mais e melhores meios para a prossecução dos seus objetivos e consequente apoio à promoção e desenvolvimento do concelho.

Em 2016 está programada a reabilitação das Estradas Municipais: Aboboreira / Alto do Pereiro;  Maxieira / Venda Nova; Avessada / Envendos; Reabilitação / requalificação do acesso sul a Mação; Reabilitação das antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Mação.

“Iremos também apresentar um Programa de incentivo ao empreendedorismo jovem; Incentivar a utilização do Gabinete de apoio ao Jovem, através das instalações que cedemos para que os mesmos possam iniciar a sua atividade e aprofundar o relacionamento com os jovens, por intermédio das organizações da Juventude e também com o apoio às suas iniciativas”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 72%     Sim
 28%     Não
( 393 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design