Home »
17 JUL 2017
Entrevista - João Reis, o Rosto dos Bustos
Por Jornal Abarca

João Reis está aposentado, tem 68 anos e é natural de Montalvo, concelho de Constância. Antigo empresário da construção civil, dedica os seus tempos livres à criação de bustos em argila. Recusa que o apelidem de escultor e considera que todas as pessoas merecem ser recordadas mesmo após a morte. É ele o rosto de quem se dedica a eternizar rostos de outros

Quem passa na Rua José Silvério, em Montalvo, está longe de imaginar que ali se encontra um verdadeiro tesouro. António Guterres, José Saramago, Cristiano Ronaldo, entre outros, compõem o atelier de João Reis que nos recebe orgulhoso do seu trabalho mas apresentando sempre no seu discurso a reserva natural de quem não quer glorificações.

Como surgiu a paixão pelas criações com argila?
Sempre gostei de trabalhos manuais e comecei a construir os bustos em gesso mas não é um material que dê para moldar tão bem e foi com a argila que gostei de trabalhar pois é um material que se molda com mais facilidade. Há cinco anos comecei a trabalhar nos bustose fui fazendo peças… ao princípio não saíam perfeitas, agora com a repetição vai saindo melhor e já tenho a exposição com todos os Presidentes da República.

Teve algum mestre que lhe ensinasse este ofício?
Não tive nenhum mestre, aprendi sozinho. Pesquisei algumas coisas na internet mas sem ajuda. Sou um autodidacta.
 
Explique-nos como funciona o processo de produção das esculturas.
Primeiro escolho a pessoa que quero reproduzir e tento arranjar uma fotografia de frente e idealmente algumas de perfil. Depois moldo a argila tentando aproximar o mais possível do original, obedecendo a uma série de medidas para que não fique desproporcional, e tenho especial atenção aos olhos, nariz e boca porque é a partir daí que a figura se reconhece mais facilmente. Quando sinto que já está parecido com o original faço alguns retoques, deixo secar e dou um acabamento com verniz.
 
 
Poderá ler o resto da entrevista na edição em papel do jornal Abarca disponível nas bancas.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design