Home »
09 AGO 2017
Alcanena - Incêndio em Casais Robustos mobiliza mais de uma centena de homens
Por Jornal Abarca

Deflagrou esta tarde um incêndio em Casais Robustos, no concelho de Alcanena, queimando grande parte da área florestal da encosta que liga a aldeia a Minde, embora sem ameaçar qualquer habitação.

O fogo terá começado a lavrar ao início da tarde e mobilizou até ao momento um total de 127 operacionais de pelo menos 12 corporações (Alcanena, Minde, Vila Nova da Barquinha, Mira de Aire, Ourém, Santarém, Tomar, Porto de Mós, São Mamede, Batalha, Pernes e Torres Novas), que contaram com a ajuda de 27 veículos e quatro meios aéreos, incluindo um canadair, conhecido como o “avião-bombeiro”.

Teresa Reis, de 61 anos, relata como a população ficou alertada: “O meu genro estava ao telefone à varanda e chamou-nos a dizer que havia fogo”, conta. “Vi um fumo muito fininho na encosta e depois com os binóculos vi aquilo a atear com o vento” frisando que “foi tudo muito rápido” e que decidiu imediatamente alertar as autoridades.

A rápida actuação dos soldados da paz terá sido determinante para controlar o incêndio. “Foram muito rápidos a chegar”, comenta Teresa Reis. A 04 de Agosto de 2005, há praticamente 12 anos, com origem no mesmo local, um fogo lavrou por várias localidades próximas deixando um rasto de destruição que os populares jamais esqueceram: “Prefiro nem me lembrar” é a resposta que ouvimos quando confrontamos vários populares com o incêndio de 2005.

Sobre a origem do incêndio Teresa Reis destaca que “não tenho certezas de nada mas acho que foi fogo posto” embora “não possa dizer que tenha visto alguém porque não vi”. O Comandante Guilherme Isidro, dos Bombeiros de Ourém, afirma que “não cabe aos bombeiros fazer suspeitas” garantindo ainda que “nesta altura 80% do fogo está controlado”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design