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10 AGO 2017
Quando a Trombeta Desafina - Esclarecimento aos nossos leitores
Por Jornal Abarca

Correio electrónico, redes sociais, telemóveis e toda a parafernália de comunicações na hora, substitui a simpática forma de comunicação epistolar. Os CTT abriram ao fornecimento de múltiplos serviços, deixando para depois a génese da sua criação: entregar o correio a tempo e horas.

 

Quantas queixas são ouvidas de cartas que se perdem, que indevidamente entram na caixa do correio do vizinho? Reformas, contas, correio importante que anda sabe-se lá por onde. A direcção de abarca tem recebido múltiplas reclamações de assinantes alertando que o jornal chega atrasado, ou não chega, em alguns casos.
 
Em julho o caso foi particularmente grave, um pouco a gota de água que fez transbordar o copo. A edição entrou na loja dos CTT no dia 4, paga de imediato e expedida no dia. Como é habitual o cheque entra no banco antes de o jornal ser entregue aos assinantes. É estranho porque normalmente este processo demora dois dias, o que devia ser o tempo para abarca chegar às caixas do correio. Uma guerra antiga... e os jornais são (eram) considerados correio prioritário.
 
No dia 6, o cheque foi pago. Tudo normal. Porém, no dia 10, ao final da tarde cai na caixa de correio electrónico do jornal um mail dos CTT (APOIO EMPRESAS apoio.empresas@ctt.pt) informando: “Remete-se para conhecimento e comunicação ao Cliente a incidência recebida do nosso Balcão de Aceitação, no âmbito da expedição mencionada abaixo.
DATA DE ACEITAÇÃO: 04-07-2017; CLIENTE: ABARCA
INCIDÊNCIA: AUSÊNCIA DE GMP”.
 
Como é habitual os organismos públicos, semi-públicos e afins utilizam uma linguagem hermética, sem dicionário acoplado. Abrimos o anexo e vimos um exemplar do jornal, com o endereço do assinante. Verificamos se faltava alguma coisa, rua, número de porta, localidade, código postal... Estava tudo certo. Contactamos telefonicamente, impossível os serviços estavam fechados. No dia seguinte novo contacto e, então, o inacreditável tinha acontecido: a distribuição dos jornais (paga no dia 6) estava retida por ausência de GMP, que significa Guia Multi-Produtos e só deram conta seis dias depois. Pior, a tal GMP tinha sido enviada informaticamente no dia 4!
 
A GMP foi reenviada, contendo a data de 4 de julho e já estávamos a 11. Após múltiplos telefonemas, dado que na era das comunicações o “apoio ao cliente” só pode receber e encaminhar, os superiores hierárquicos “não estão“ e não “é possível passar chamadas”, a única informação que recebíamos é que a famigerada GMP estava a ser avaliada, analisada, um qualquer procedimento, por certo complicado. Apesar de terem recebido o dinheiro no dia 6, a situação só foi desbloqueada no dia 13 e houve assinantes que só receberam o jornal no dia 20.
 
Neste meio tempo, a direcção de abarca tentou o contacto telefónico, utilizando o número que consta no site dos CTT, com o provedor. Nada feito o número não estava atribuído...
 
O assunto não está esquecido e aguardamos a devida explicação dos CTT que publicaremos, esperamos na próxima edição, dada que até à data o assunto, que se aparenta complicadíssimo, como é perceptível, se encontra em análise ou averiguações. Uma espécie de limbo, onde se tenta que pela exaustão o queixoso se canse.
 
Adiantamos, entretanto, que a reclamação passou para um patamar diferente do “apoio ao cliente”. Acrescentamos que o que transcrevemos é facilmente provado pelos mails recebidos e enviados. Só mais um dado, os jornais seguem para os CTT agrupados por códigos postais, para agilizar (?) o processo. Esperamos que esta edição chegue a tempo e horas e que a distribuição descubra de novo, em alguns casos, outros pela primeira vez, onde ficam as localidades, as ruas e os números de porta de vários dos nossos assinantes.
 
Esta é uma justificação aos nossos assinantes, anunciantes, colunistas... e porque este assunto não é só um problema deste jornal. é transversal a empresas e particulares.
 
É no mínimo exigível que quem de direito afine a trombeta.
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