Home »
01 SET 2017
"Contra a sua vontade"
Por Jornal Abarca

Eduardo. Era um artista. Bem humorado, jovial.

Pintor.

Uma revista de grande nome chamara-o para criar o grafismo e à excelência do aspecto se devia também o seu êxito. Mas nada é para sempre. A revista começou a sofrer do impacto da internet, surgiam as redes sociais, as tiragens diminuíram. Eduardo escolheu entre o corte no ordenado e o regresso ao Brasil. Preferiu o abraço dos filhos, o calor da sua terra. A juventude há muito que passara como se podia ler nas rugas fundas e na prata do cabelo e não dependia daquele dinheiro para viver.... O que lhe dava prazer era criar! Com arrojo, com arte.

Ofereceu um almoço de despedida aos poucos amigos mais chegados, que amigos não faltavam à volta daquele casal deliciosamente culto, tão educadamente doce, mas tão simples na aparência. Conversámos muito. A certa altura ficou muito sério e disse-me no seu português barroco

- Você comove-me.

Tinha os grandes olhos verdes rasos de água. Partiram e ainda voltaram no Outono seguinte para a apresentação do livro dela, a dolorosa descrição duma grande parte da sua vida antes de se conhecerem.

Mas Eduardo não estava bem. Doíam-lhe as costas, daquele lado... culpa de um ventilador mal dirigido durante a viagem de avião. Ela ficou dando notícias pela internet e por ela me mandou dizer que ia morrer mas contra a sua vontade.

E cumpriu.

Nunca me explicou o que em mim o comovia.

 

Onde moras? Onde moras?

Se adivinhasse onde moras

Em frente da tua porta,

Olhando a tua janela,

Veria passar as horas,

As minhas últimas horas.

Sem ti a vida que importa?

A vida, nem penso nela…

Veria passar as horas,

As minhas últimas horas,

Em frente da tua porta,

Olhando a tua janela…

António Feijó (Ponte de Lima 1859 – Estocolmo1917)

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design