Home »
09 NOV 2017
Leia a Opinião dos nossos Cronistas!
Por Jornal Abarca

Temos o prazer de poder contar no Jornal Abarca com cronistas de grande valor, cuja opinião vale a pena ler. Além do editorial da directora Margarida Trincão, poderá ler na edição de novembro - já nas bancas! - a opinião de Ana Teixeira, Anabela Ferreira, António Carvalho, Armando Fernandes, Eduardo Jorge, Estêvão de Moura, Humberto Lopes, Jorge Carreira Maia, José Alexandre, Maria João Carvalho, Máximo Ferreira, Nuno Alves, Nuno Pedro, Paula Teixeira Gonçalves, Ricardo Rodrigues, Santana-Maia Leonardo e Susana Guerreiro.

 

Editorial, Margarida Trincão (Directora)
"Saudade"

"Não sou especialista em fado. Por norma não ouço, mas gosto e contra ventos e marés, o fado é património imaterial da humanidade. Retiro o fado ou a balada de Coimbra, de características bem diferentes, do das vielas de Lisboa que se estende pela Lezíra".

 

Mês a Mês, Ana Teixeira (Advogada)
"Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra" (João 8, 1-11)

"Não li nem vou ler o Acordão do Tribunal da Relação do Porto, porque o seu sumário e os extractos que circulam na comunicação social ofendem, suficientemente, a dignidade feminina para dedicar o meu tempo a ler tamanha verborreia vexatória".

 

Carpe Diem, Anabela Ferreira (Professora)
"Conversa sobre nomes"

"O nome de cada um revela muito da pessoa, mas a personalidade também molda o nome. Entenda-se nome como totalidade, isto é, primeiro nome, nome ou nomes intermédios e apelido ou sobrenome".
 
 
BBC Tramagal, António Carvalho
"Recordando 2005"
 
Escrevo em 18 de Outubro, ainda apatetado com a dimensão dos fogos que, uma vez mais, desgraçaram muitos milhares de portugueses. Que maldição terá sido proferida pelos deuses contra este Portugal de “povo sereno” mas que “não se sabe governar, nem se deixa governar”? Será, pelo contrário o último aviso para deixarmos de ser “serenos” e “mal governados”? Não me sinto nada feliz nem orgulhoso por, em 1974, ter escrito a minha pouca esperança nos efeitos da revolução e ter acertado".
 

Prazeres, Armando Fernandes (Investigador | Consultor Cultural)
"Cogumelos"

"Andam os pesquisadores arreliados, furibundos e da dita cuja brasileira bunda sem canseira, não de ouro, sim de cogumelos. A causa reside na teimosia de S. Pedro em nos fazer cair sobre as carecas e cabeleiras chuva, água bem caída, revigorante dos campos e das florestas. O Sr. São Pedro faz orelhas moucas às orações e pedidos como tem acontecido ao longo dos séculos. Mesmo quando a efígie de um Santo seu colaborador é apedrejada".
 
 
Diário da Diferença, Eduardo Jorge (Tetraplégico, Assistente Social, Diretor Técnico do Centro de Dia no CASC e utente do Lar / ERPI)
"Novo cartão de estacionamento para pessoas com deficiência"
 
"O decreto-lei n.º 128/2017 de 9 de Outubro, vem ampliar o acesso ao cartão de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com deficiência, alterando os requisitos para ser atribuído. Até aqui, o cartão de estacionamento era atribuído apenas às pessoas com deficiência motora com 60% ou mais de incapacidade, pessoas com multideficiência com incapacidade igual ou superior a 90% e deficientes das forças armadas com incapacidade igual ou superior a 60%".
 
 
Tempos & Gentes, Estêvão de Moura (Antigo aluno da EICA | PhD. Universidade de Lisboa)
"As grandes ilusões"
 
"Nós, os portugueses, vivemos tempos conturbados: vivemos no meio de grandes ilusões que a prazo nos vão custar caro, sobretudo em matéria de identidade. A primeira grande ilusão: Olha-se o casco histórico de uma qualquer cidade ou vila do interior de Portugal – e vê-se o quê?"
 
 
O Meu Ponto de Vista, Humberto Lopes (Professor)
"Investimento"
 
"Aplicação de capital com a espectativa de obtenção de um benefício no futuro, este é o sentido do nosso título (Wikipédia). Como para investir é necessário capital e como este é um bem escasso no nosso País, resulta daqui que, qualquer investimento, tem que ser muito bem pensado e analisado".
 
 
Os Trabalhos e os Dias, Jorge Carreira Maia (Professor de Filosofia)
"O que está em jogo"
 
"Um ano terrível de incêndios. E sempre que uma coisa terrível se manifesta, há uma luz que desce sobre a realidade e torna visível aquilo que era invisível, aquilo que ninguém queria ver".
 
 
Vela Lusitana, José Alexandre (Professor Universitário nos EUA)
"Esposas e minhas senhoras envoltas numa inocente sopa de camarão"
 
"Cascais, Outubro de 1997
Janto num restaurante na costa do Guincho com um colega finlandês (Jerker) que percebe razoavelmente o português e com quem faço equipa no World Bank/IFC num projeto de fábrica de sal gema perto de Rio Maior, algo inédito entre nós".
 
 
Tretas e Poetas, Maria João de Sousa Carvalho (Médica e Escritora)
"Os Outros"
 
"Levantava-se cedo e tomava o primeiro café do dia com a empregada, a Milú, que lhe contava em pormenor e animação cénica as últimas novidades da terra. Naquela manhã, porém, a Milú estava triste, semblante pendurado, lágrima fortuita a escorrer devagarinho até à boca.
- Que é que você tem?"
 
 
O Caminho das Estrelas, Máximo Ferreira (Astrónomo)
"Ciência para a paz e desenvolvimento"
 
"Desde novembro de 2001 que o dia 10 do referido mês é celebrado como “Dia Mundial para a Paz e o Desenvolvimento” na sequência do reconhecimento, pela UNESCO, de que “a ciência tem repercussões na paz e no desenvolvimento, e deve ser utilizada com o objetivo de criar sociedades pacíficas e sustentáveis”.
 
 
Relações Internacionais, Nuno Alves (Mestre em Relações Internacionais)
"Era de esperar"
 
"Tal como se esperava, a Catalunha abriu o precedente. Assim como a região espanhola, também as regiões da Lombardia e Veneto, em Itália, decidiram avançar para a realização de um referendo popular, na tentativa de conseguirem obter mais autonomia fiscal".
 
 
Contra-Ataque, Nuno Pedro
"Plataforma score: Futebol e tecnologia de mãos dadas"
 
"Este novo sistema veio permitir aos clubes procederem às inscrições dos seus jogadores, treinadores, dirigentes, massagistas, entre outros agentes desportivos, através da via informática, nas suas próprias instalações, há distância de um clique, evitando assim as repetidas e por vezes inoportunas deslocações às sedes das Associações e respetivos serviços administrativos".
 
 
Da Europa para Abarca, Paula Teixeira Gonçalves (Antiga aluna da ESTA)
"Há males que chegam por bem"
 
"Lembro o primeiro ano em que cheguei à Bélgica e era ainda uma estudante da ESTA. Quando cheguei trazia um livro comigo: “Everything bad is good for you” – O que significa tudo o que é mau é bom para ti".
 
 
O Nome das Coisas, Ricardo Rodrigues (Jornalista do Jornal Abarca)
"Portugal Medieval"
 
"Uma questão que sempre me intrigou são as viagens no tempo. Quando era criança adorava os filmes do ‘Regresso ao Futuro’ em que o jovem irreverente Marty McFly, acompanhado pelo louco doutor Emmett Brown, viaja no tempo indo ao passado e ao futuro (na altura o futuro era… 2015!) no mítico DeLorean".
 
 
Da Outra Margem, Santana-Maia Leonardo (Advogado)
"Autarquias, quintas e hortas"
 
"Basta passar os olhos pela comunicação social escrita e falada e pelos debates televisivos para constatar que apenas existem duas autarquias em Portugal: a Região Metropolita de Lisboa e a Região Metropolitana Porto. O resto são pequenas quintas e hortas que apenas interessam aos respectivos donos".
 
 
Dá Que Pensar, Susana Guerreiro (Licenciada em Comunicação Empresarial)
"O Eu, o Outro e os Demais"
 
"O Eu e o outro foram em tempos os melhores amigos. O Outro encontrou outros Outros e deixou o Eu para trás. Não fez por mal, foi mesmo uma questão de sobrevivência social. Estava a ficar tarde, quase a escurecer, não podia perder a oportunidade de se juntar aos Outros e pertencer ao grupo".
 
 
Poderá ler as crónicas completas na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design