Home »
05 DEZ 2017
"Fofas de Mação" - Dona Lucinda e as suas mãos de fada
Por Jornal Abarca
Fazer as míticas cavacas de Mação exige muito mais do que juntar ingredientes. Lucinda Dias, em Mação, faz este doce há 60 anos e diz que o segredo das suas “fofas” está em manter a produção artesanal.
 
A Câmara Municipal de Mação criou em 2008 uma marca com o intuito de proteger e promover as riquezas gastronómicas do concelho. Como símbolos maiores da “Marca Mação” estão o presunto, o mel e o azeite, verdadeiros tesouros gastronómicos da região, com inegável valor como símbolo de Mação. No entanto, há um pequeno, mas muito saboroso, segredo que poderia ser também um dos símbolos maiores de Mação, mas continua protegido apenas pela produtora. Não que Lucinda Dias, com 80 anos e natural da freguesia do Carvoeiro, faça questão de esconder os seus segredos. Assim que entramos em sua casa, na vila de Mação, começa a debitar a receita que usa para fazer as suas tão afamadas cavacas. Com um sorriso que lhe enche o rosto,Lucinda Dias garante que tem todo o gosto em partilhar a sua receita".
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design