Home »
01 MAR 2018
Manuel Cartaxo: "É preciso mais compreensão e acolher os refugiados"
Por Jornal Abarca
Nasceu no dia da criança do ano de 1994, tem raízes em Abrantes e de Novembro a Janeiro últimos, esteve na ilha de Lesbos, na Grécia, a fazer voluntariado junto de refugiados de guerra, sobretudo crianças. Formado em Direito, actualmente, trabalha na embaixada portuguesa no Panamá.
 
Qual é a parte mais gratificante neste voluntariado em tempo de guerra?
Não é tanto o impacto de fazer grandes coisas, isto é, não vamos saltar para dentro de água e resgatar pessoas. Além disso, às vezes faltavam-nos condições para fazer mais - o governo grego coloca muitos entraves a que se façam muitas coisas - mas penso que as pequenas coisas que fazemos, no dia-a-dia, como conversar ajuda. Aquelas pessoas precisam de alguém que as ouça e que lhes diga que vai correr tudo bem.
 
Viveste alguma história que te tenha marcado profundamente?
Houve um momento em que uma das minhas colegas recebeu uma mensagem a relatar que num bote sobrelotado de refugiados ao verem um barco, que até os ia salvar, assumiram que era turco e os iria levar de volta para a Turquia, entraram em pânico. No meio disto houve uma criança que morreu esmagada e, pouco depois, a mãe tentou-se suicidar…
 
Pela tua experiência há algum apelo que gostasses de deixar?
 
Um apelo… talvez a compreensão. Não é obrigatório todas as pessoas fazerem voluntariado, irem lá para ver, mas é preciso haver mais compreensão, dar o benefício da dúvida a estas pessoas. E isto é meio caminho andado para acolherem os refugiados. O sofrimento que estas pessoas passam é razão suficiente para as deixarmos entrar… quando há este nível de sofrimento, em que crianças morrem, em que famílias ficam desfeitas, deixam de existir razões válidas, económicas ou políticas, que não possam ser contornadas para receber estas pessoas.
 
Poderá ler o resto da entrevista na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design