Home »
02 AGO 2018
Aldeia do Mato, Bostelim e Carvoeiro com bandeira azul
Por Jornal Abarca
(Foto: CM Abrantes)
(Foto: CM Abrantes)

Dos quinze municípios da nossa região apenas três praias fluviais estão galardoadas com bandeira azul. São muitas as áreas destinadas a mergulhos que não estão habilitadas a receber a distinção.

São muitas e variadas as áreas de lazer na nossa região e num mês em que as águas dos nossos rios imploram por um mergulho nada melhor do que escolher uma das inúmeras praias fluviais perto de nós para nos refrescarmos.

Contudo apenas três praias fluviais na nossa região dispõem de bandeira azul: Aldeia do Mato (Abrantes), Bostelim (Vila de Rei) e Carvoeiro (Mação). Poderemos ainda considerar a praia fluvial do Agroal que, apesar de ter todos os equipamentos destinados à prática balnear no concelho de Ourém, são as suas águas que separam este município do concelho de Tomar.

A bandeira azul funciona como uma certificação de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais, e costeiras, que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios, divididos em quatro grupos: informação e educação ambiental, qualidade da água,  gestão ambiental e equipamentos, e segurança e serviços. Portanto, as inúmeras praias fluviais da nossa região que não terão hasteada a bandeira azul devem-no ao facto de não cumprirem alguns dos trinta e três critérios dentro destes grupos de avaliação ou de nem sequer terem concorrido para essa certificação, algo que não se justifica perante o investimento realizado nalguns desses casos e, também, pela afluência de turistas no verão.

As praias distinguidas

Apenas três praias fluviais conseguiram, portanto, cumprir os requisitos exigidos para receberem a certificação de bandeira azul em 2018: Aldeia do Mato, Bostelim e Carvoeiro. É importante sublinhar que as praias com bandeira azul são obrigadas a ter nadador-salvador no local durante a época balnear.

A praia fluvial de Aldeia do Mato encontra-se em plena albufeira de Castelo do Bode, junto à aldeia de Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes. Está equipada com várias estruturas de apoio à prática de actividades balneares e náuticas de recreio, como a característica piscina flutuante, embarcações não motorizadas (canoas, vela e remo), bar/cafetaria, instalações sanitárias, bungalows e rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Esta praia tem bandeira azul ininterruptamente desde 2015 e nos últimos dez anos apenas não conseguiu a distinção em 2013 e 2014, o que atesta a qualidade do local para receber turistas.

Por seu turno, a praia fluvial do Bostelim, situada perto da ponte sobre a ribeira do Bostelim, desenvolve-se numa área florestal montanhosa junto à aldeia de Cabeça do Poço, nas margens da ribeira da Isna. Eventualmente, poderá nem ser a praia mais visitada do município de Vila de Rei, mas é a única do concelho reconhecida este ano com bandeira azul. Aliás, tem esta distinção desde 2016.

Por último, a Praia Fluvial do Carvoeiro, no concelho de Mação, é constituída por um paredão para contenção do caudal da linha de água que ali passa e que resulta num espelho de água que inclui, também, uma piscina para crianças e que são a raiz dos equipamentos ali construídos como os balneários públicos, bar, posto de primeiros socorros ou uma zona coberta para refeições. A praia do Carvoeiro está enquadrada no relevo natural do local, tendo os edifícios sido construídos de forma a aproveitar os socalcos do local. É distinguida com bandeira azul desde 2007

De fora deste lote ficam praias bastante visitadas e com investimentos consideráveis nos últimos anos como Alviela (Alcanena), Cardigos (Mação) ou Dornes (Ferreira do Zêzere).

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design