Home »
02 AGO 2018
O pequeno mundo onde cabe o mundo inteiro
Por Jornal Abarca
Em Constância há um lugar onde cabe o mundo inteiro: planetas, estrelas ou galáxias fascinam quem ali vai. Máximo Ferreira é o homem por trás da obra e, em mês de Astrofesta em Constância, fomos conhecer o mundo que há no Centro Ciência Viva da Vila Poema.
 
Máximo Ferreira recebe-nos e guia-nos amavelmente numa visita à menina dos seus olhos durante três horas. É com notável orgulho e paixão que nos vai apresentando a história e as várias componentes do CCV. “Este é um local de divulgação científica com um tema central, neste caso a astronomia”, explica. Apesar desse papel central que a astronomia ocupa, o coordenador científico do espaço faz questão de frisar que abraçam outras disciplinas como a física, a matemática ou a história até porque a astronomia cruza-se com todas. (...) 
 
“Tentamos simplificar o que parece difícil, sem dizer disparates”, resume. “Adaptamos a visita conforme vamos percebendo o conhecimento dos visitantes, pretendemos que as pessoas aprendam e não apenas descarregar um chorrilho de informações”, complementa. (...)
 
De bicicleta até às estrelas
Máximo Ferreira nasceu no dia 10 de Novembro de 1946 em Montalvo, no concelho de Constância. (...) acordava às 6.00h para ir trabalhar para a MDF e às 16.00h voltava para Montalvo. “À noite ia para Abrantes de bicicleta para estudar”, diz com uma simplicidade e um sorriso no rosto demasiado descomplicado para quem vê nisto uma luta dura demais para quem apenas queria estudar. Nesta altura fazia cerca de 50 quilómetros diários de bicicleta para ir trabalhar e estudar. (...)
 
Astrofesta em Constância
A 25.ª edição da Astrofesta irá decorrer entre 17 e 19 de Agosto em Constância. Um quarto de século de um evento que se iniciou em 1994 no Redondo e que passa “pela sexta ou sétima vez” por Constância, onde foi, também, a sua segunda edição. (...) A Astrofesta, organizada conjuntamente pelo Centro Ciência Viva e pelo Museu Nacional de História Natural e Ciência, funciona como um ponto de encontro para astrónomos e curiosos dos astros que, equipados com os seus telescópios e outros instrumentos, se juntam para observar o universo e aprender (ainda) mais sobre astronomia. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design