Home »
17 SET 2018
Entroncamento - Festival "Vapor" no Museu Nacional Ferroviário de 28 a 30 de Setembro
Por Jornal Abarca

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, irá receber nos dias 28, 29 e 30 de Setembro o Festival Vapor - A Steampunk Circus, um evento que pretende celebrar o património ferroviário, recorrendo à estética Steampunk dos primórdios da Revolução Industrial.

Maria José Teixeira, gestora de projetos do MNF, afirma que "o objetivo deste projecto é retirar proveito das infraestruturas e do património ferroviário, incorporando a temática do Steampunk nas atividades de música, cinema, jogos, workshops e desfiles do Festival. Sendo o Steampunk um estilo retro no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o MNF, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, é o local perfeito para receber este festival".

O Festival Vapor abre no dia 28 de setembro com Duelos de Chá no Salão Vitoriano pela Liga Steampunk Lisboa, seguidos do espetáculo “Absurdium” pelos Custom Circus. Dia 29 de setembro, o festival começa com Crafts Fair Steampunk e uma feira do livro, contando ainda com um Carrocel vitoriano, minicomboio, quadriciclos ferroviários, jogos de tabuleiro, modelismo ferroviário entre outras atividades que se estendem também durante o dia seguinte. Ainda no dia 29 de setembro, segue-se uma exposição de motas e automóveis clássicos, uma caça ao tesouro, um desfile cosplay e ainda um duelo de Nerfs. Também Katy O’Down passará pelo Festival Vapor para falar sobre steampunk no panorama internacional. Ao longo da tarde serão exibidos os filmes “Volta ao Mundo em 80 dias” e “Wild Wild West”. A noite termina em grande com o concerto de Dead Combo. O último dia de Festival, dia 30 de setembro, conta com um workshop e show «Hip Hop Steampunk», pelo Professor Elemental e ainda uma oficina de escrita What you see is (less) what you get pelo Fórum Fantástico. Durante o dia, serão transmitidos os filmes “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Les Aventures extraordinaires d’Adèle Blanc-Sec”.

O Steampunk é um subgénero da ficção científica que se tornou conhecido no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado. Trata-se de uma estética que assenta no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real (ou num universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.

O Festival Vapor pretende, assim, dar a conhecer a história, memória e património ferroviário através de um evento inovador que reúne música, teatro, literatura e muita diversão em família.

A entrada no museu e no festival é gratuita.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design