Home »
01 OCT 2018
Fogo Que Arde Sem Se Ver
Por Jornal Abarca
A fibromialgia foi catalogada em 1992 pela Organização Mundial de Saúde mas ainda continua a ser vista como uma “falsa doença”. A Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia aponta soluções para a doença, mas a comunidade médica ainda se divide no diagnóstico.
 
A doença manifesta-se sobretudo pela dor e, essa, só a sente quem a tem. A dor é, no fundo, a única queixa que nenhum exame, nenhuma auscultação, nenhum raio-x ou nenhum TAC consegue detectar. Esta dor queima levando à destruição da vida dos doentes. (...)
 
Um desses casos é o de Rosário Braga, natural do Porto mas a residir em Lapas, Torres Novas, há 38 anos. (...) “Divoriciei-me, passei por momentos complicados”, confessa. A doente confirma que tem depressão e que já foi acompanhada por um psiquiatra, dando força à ideia de que a doença tem ligação directa com problemas do foro neurológico. (...) “Ando sempre cansada, nem posso varrer por causa dos movimentos”, lamenta. (...)
 
Quanto ao facto de ser uma doença do sistema nervoso central, a presidente da APDF não tem dúvida nenhuma. Jorge Garcia não se opõe a tese de haver uma ligação ao aspecto neurológico: “A fibromialgia está muitas vezes associada a depressão”, informa. (...)
 
O Dr. Jorge Garcia indica que o melhor tratamento passa por uma “abordagem multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros ou psicólogos” (...) Margarida Neves fala de um medicamento, a somazina, como uma solução para muitos doentes. (...) “Eu tinha o grau severo de fibromialgia, que é o mais grave. E digo tinha porque sinto-me praticamente curada”, diz entre risos de manifesta alegria. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design