Home »
11 OCT 2018
Torres Novas - Ministro do Ambiente entregou viaturas aos vigilantes da natureza
Por Jornal Abarca

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presidiram à cerimónia de entrega de viaturas aos vigilantes da natureza e à apresentação do projecto de Melhoria das Condições de Visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra D'Aire, que decorreu no dia 10 de outubro, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

O ministro começou por entregar 15 veículos aos vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no parque de estacionamento das piscinas municipais, seguindo-se, no auditório da biblioteca, as intervenções agendadas.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, deu as boas-vindas à sua cidade a todos os presentes e sublinhou a importância e riqueza do património natural no seu território.

Rogério Rodrigues, presidente do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, falou acerca de vigilância ativa nas áreas protegidas: ação preventiva e promoção da fruição.

A apresentação do projecto de melhoria das condições de visitação do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra d'Aire coube a Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF. Pretende-se renovar e modernizar o modelo de visitação, tornando-o mais dinâmico e interativo, através da implementação de medidas de geoconservação, da requalificação das estruturas e criação de rotas de visitação, e apostando na comunicação e em novos materiais de divulgação. Este monumento nunca foi intervencionado, mantendo-se o espaço inalterado desde a sua abertura há cerca de 20 anos. O investimento agora previsto com este projeto de melhoria é de 800 mil euros.

No discurso de encerramento da cerimónia, João Pedro Matos Fernandes fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo seu ministério, sublinhando a criação do Fundo Ambiental cuja finalidade é apoiar políticas ambientais que ajudem a cumprir os compromissos relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design