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19 OCT 2018
Chamusca - Ida do Homem à lua inspira plano de actividades para a educação
Por Jornal Abarca

O município da Chamusca definiu o Plano Anual de Actividades para a Educação, em vigor para o ano lectivo de 2018/2019, que apresenta os principais projectos e as iniciativas a realizar nas escolas do concelho e cujo fio condutor é o tema “Pequenos GrandEsPaços”, assinalando desta forma várias efemérides: os 50 anos da chegada do Homem à Lua, os 100 anos da Existência da União Astronómica Internacional e ainda os 100 anos das observações que vieram comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. 

Em 2019 assinalam-se os 50 anos da chegada do Homem à Lua, que aconteceu em julho de 1969. Este acontecimento é o mote para o município propor uma reflexão sobre a importância do espírito de aventura e da busca pelo conhecimento que moveu sempre a Humanidade em direção às grandes descobertas. Sem receios de ambicionar mais do que a realidade imediata mostrava e permitia. 

Com o objectivo de dar ferramentas aos alunos para projectarem o seu futuro e traçarem objetivos de vida, o plano anual de actividades vai ao encontro do novo enquadramento legislativo que define metas de acordo com “O Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória”. Isto significa na prática que se procura privilegiar a educação global do aluno, a sua cultura científica e artística com uma base humanista e de participação cívica na sociedade. 

O plano anual de educação está também de acordo com o projecto do Agrupamento de Escolas da Chamusca para o triénio de 2018-2021 e que assenta em três conceitos: Consistência, Colaboração e Inovação

“Queremos que os nossos alunos tenham a capacidade de elaborar o desejo, queremos que a educação seja a forma de descobrir, valorizar e reforçar o desenvolvimento pessoal. A educação serve para podermos sonhar o futuro”, refere a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca e Vereadora com o Pelouro da Educação, Cláudia Moreira, no texto que assina no prefácio do documento do Plano Anual de Atividades. Acrescenta ainda que “somos feitos do que lemos, do que vivemos, do que imaginamos” e que “a educação transforma as pessoas em cidadãos participativos e responsáveis”.

O projecto visa ainda ajudar a combater as múltiplas iliteracias - da leitura e da escrita - mas também a numeracia. Procura ainda incrementar a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação.

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