Home »
10 FEV 2019
Recantos de Lazer: "Tomar, Terra de Encantos"
Por Jornal Abarca
A convergência entre o património histórico e a modernidade dá-se nas margens do Nabão, numa terra que tem bem viva a herança dos Templários mas projecta-se para o futuro através de um pólo universitário. Conheça a riqueza de Tomar numa viagem ao melhor de Portugal.
 
O património religioso de Tomar é imenso, marcado sobretudo pela presença da Ordem dos Templários na cidade. A organização militar que durou de 1118 a 1312 foi criada com o propósito de proteger os cristãos, e os seus membros faziam votos de castidade, devoção, obediência e pobreza. A roupa, com mantos brancos e com a mítica cruz vermelha, ainda hoje são facilmente identificáveis. Em 1160 a ordem sediou-se em Tomar e por aqui ficou até à sua extinção, ordenada pelo Papa Clemente V.  (...)
 
A praça da República é, também, palco da tradicional Festa dos Tabuleiros a cada quatro anos. Esta é a festa que atrai mais visitantes em Portugal com cerca de meio milhão de pessoas a visitar a cidade apenas no dia do Cortejo dos Tabuleiros. A Procissão dos Tabuleiros, que representa as freguesias do concelho, percorre as ruas de Tomar por cinco quilómetros, com os tabuleiros transportados por raparigas vestidas de branco. Por norma, o tabuleiro terá de ter a mesma altura da rapariga e é decorado com flores de papel colorido, espigas de trigo, trinta pães num cesto de vime envolvido por um pano banco bordado. (...)
 
A beleza e a extensão da riqueza patrimonial de Tomar é inegável e de tal ordem que estas linhas se tornam insuficientes para um retrato alargado. Mas, com tudo o que há para visitar, há algo incontornável na terra do Nabão que passa pela herança maior deixada pelos Templários: o Convento de Cristo. Antes disso, ainda na zona baixa da cidade, não deixe de explorar a Mata Nacional dos Sete Montes, um extenso espaço verde com 39 hectares, que faz a ligação ao Castelo.  (...)
 
Também no desporto a cidade de Tomar é referência nacional. Se, noutros tempos, o União de Tomar figurou como um dos principais clubes nacionais, vestindo a camisola do clube figuras como Eusébio ou António Simões, actualmente é o Sporting Clube de Tomar, filial número 1 do Sporting Clube de Portugal, quem representa a cidade ao mais alto nível. A equipa de hóquei em patins disputa a primeira divisão nacional, tendo chegado em 2017 à final da Taça de Portugal pela primeira vez, saindo derrotada frente ao FC Porto. Em 2018 a equipa alcançou os quartos-de-final da Taça CERS, um momento histórico na vida do clube. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 200 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design