Home »
29 ABR 2019
Futebol - Coruchense assume liderança e Alcanenense confirma descida
Por Jornal Abarca

A penúltima jornada da primeira divisão distrital em Santarém trouxe decisões e reviravoltas emocionantes.

 

Reviravolta na Liderança

O acontecimento mais relevante da jornada passa pela liderança assumida pelo Coruchense que cilindrou o Amiense por 5-0 e beneficiou do empate do União de Santarém em Tomar a 2 bolas. Deste modo, a equipa de Coruche soma 55 pontos, mais 1 do que o rival de Santarém, quando falta jogar apenas uma jornada. O Coruchense tem uma difícil deslocação a Almeirim, que embora tenha o 3º lugar definido não irá fazer a vida fácil aos líderes, enquanto o União de Santarém terá de vencer em casa o Torres Novas para ter esperanças de subir ao Campeonato Nacional de Seniores.

Curioso que o resultado dos dois jogos entre ambos foi o mesmo pelo que, em caso de igualdade pontual no final do campeonato (possível caso o Coruchense perca em Almeirim e o União de Santarém empate frente ao Torres Novas), será o critério da diferença de golos a decidir o campeão. Aí está melhor o União de Santarém.

 

Depois do céu, descer ao Inferno

O Alcanenense encerra da pior maneira um capítulo de dez anos de glória para a equipa. Depois de oito anos consecutivos no Campeonato Nacional de Seniores, onde somou presenças muito meritórias na Taça de Portugal, batendo o pé a "gigantes" como o Vitória de Setúbal ou o Nacional e chegando mesmo a eliminar equipas profissionais como o Sporting da Covilhã, a equipa de Alcanena desce novamente de divisão e para o ano irá jogar na segunda divisão distrital.

Mas vamos por partes. O grande jogo desta luta era o Marinhais-Glória. Em caso de vitória da equipa de Glória do Ribatejo, o Alcanenense e o Marinhais ficavam condenados à descida. As coisas começaram bem para o Glória que chegou perto do fim a vencer mas um penalty muito contestado deu o empate ao Marinhais. Desta forma, tudo fica adiado para a última jornada.

O Alcanenense, cujo jogo em Ourém começou apenas às 18.30h, já consciente desse resultado, sabia que tinha de vencer o Ouriense para adiar tudo para a última jornada. Um penalty para os de Ourém a começar o jogo tornou tudo mais difícil e o melhor que a equipa de José Torcato conseguiu foi empatar a partida. Deste modo o Alcanenense soma 14 pontos, contra 16 do Marinhais e 18 do Glória. O melhor que podem almejar é evitar o último lugar e para isso basta vencer o Marinhais na última jornada. Por seu turno, a equipa do Marinhais terá de vencer em Alcanena e esperar uma derrota do Glória na recepção ao União de Tomar para se salvar.

A equipa de Tomar, que fez um campeonato modesto mas sempre tranquilo, acaba o campeonato com uma forte palavra no que diz respeito à decisão do título e das despromoções.

 

CONTAS DO TÍTULO

Coruchense campeão se:
- Vencer em Almeirim;
- Empatar ou perder em Almeirim e o União de Santarém também perder na recepção ao Torres Novas;

União de Santarém campeão se:
- Vencer em casa o Torres Novas e o Coruchense não ganhar em Almeirim;
- Empatar o seu jogo mas o Coruchense perder em Almeirim.

 

CONTAS DA DESPROMOÇÃO

Glória permanece se:
- Vencer ou empatar na recepção ao União de Tomar;
- Perder mas o Marinhais não vencer em Alcanena;

Marinhais permanece se:
- Vencer em Alcanena e o Glória perder frente ao União de Tomar.

 

Poderá consultar aqui todos os jogos e a classificação do campeonato.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design