Home »
31 JUL 2019
A Ternura dos 157
Por Jornal Abarca
A Filarmónica União Sardoalense nasceu a 03 de Agosto de 1862 completando este mês 157 anos. É uma das filarmónicas mais antigas do país e vai resistindo à mudança dos tempos. Actualmente, o objectivo principal passa por conseguir uma sede condigna.
 
A vida da FUS nem sempre foi uma história em harmonia. (...) Cerca de quatro décadas após o seu nascimento, no início do século XX, devido a disputas sociais e políticas entre regeneradores e progressistas, existiram duas bandas no Sardoal: a Sociedade Philarmónica, conhecida como “a banda do pau teso”, e banda nova, apelidada de “banda do cu aberto”, ficando a motivação para tal à imaginação do leitor na ausência de documentação fiável que permitam uma conclusão. (...)
 
Não se sabe ao certo se há uma relação directa com a restauração da Independência, celebrada na mesma data, mas o facto é que “os novos músicos fazem a primeira saída à rua sempre no 1º de Dezembro”, revela José. (...)
 
[António] Com o olhar vago no horizonte deixa soltar uma confidência, como se fosse um jovem a confessar o primeiro amor: “Não me vejo a viver sem a música”. (...)
 
Para José Martins a sede é mais do que um capricho, é uma necessidade evidente: “É urgente, não temos uma sala condigna”. Justifica isto pelo espaço reduzido da única sala disponível que “serve de bar, sala de reuniões, sala de ensaios, tudo no mesmo espaço”, indica. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design