Home »
04 SET 2019
Regresso à Quinta da Cardiga
Por Jornal Abarca

Foi um império de grandezas e quase autossuficiente, hoje povoam-no o silêncio e as sombras. 

Teve a governá-la o brilho das estrelas, o poder da Ordem dos Templários e, depois, da Ordem de Cristo, foi adquirido e cultivado por quem muito tinha e ainda mais podia ter, e, até há cerca de 50 anos, dirigido pela estratégia sábia e as mãos diligentes de Ruy d’Andrade e do Conde de Murça, era um império reconhecido e respeitado no mundo agrário do país. (...) Depois, as famílias dos dois sócios e timoneiros desuniram-se, a estratégia fragmentou-se e os interesses já muito divididos quiseram sobrepor-se. Os Sommer, a família de Ruy d’Andrade, queriam comprar a parte do conde, mas os herdeiros deste não queriam vender, sobretudo porque, sendo a família tremendamente abastada, não tinha necessidade de alienar o que quer que fosse. (...)

O palacete da Quinta da Cardiga tem o ar romântico que é sempre devido e prestado a uma pré-ruína, mas acrescenta-lhe, para lá de todos os furtos e subtrações de obras de arte e de parte do recheio de que padeceu nas últimas décadas, a grandeza da sua singularidade histórica e renascentista. Para além das narrativas obsoletas (por exemplo, a de que Hitler lá teria vivido…) e histórias nunca confirmadas (como a existência de um túnel entre um poço interior do palácio e outro existente no Castelo do Almourol), há as certezas de que alguns reis lá terão pernoitado em viagens mais longas e cansativas, e que, já no período do Estado Novo, um dos seus mais vetustos aposentos esteve reservado pra o Cardeal Cerejeira. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design