Home »
30 OCT 2019
As concertinas voltaram à Barrenta
Por Jornal Abarca

É assim desde 2001. Uma vez por ano, quando começa o crepúsculo do outono, o minúsculo lugar da Barrenta, no concelho de Porto de Mós e em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), torna-se na capital da concertina do país.

Ainda longe, mil acordes soprados pelos foles das concertinas trazemme um ambiente de encanto e até de hipnose, que depois se evapora numa curva ou por detrás de algum bosquete. (...)

Nalguns recantos canta-se com muito vigor e pouca inibição desgarradas brejeiras e cantares ao desafio, que também foi para isso e por marialvismo que elas foram criadas. As concertinas são tocadas sobretudo por homens de cabelo já grisalho (ou já nem isso), mas também há rapazes na função e mulheres ainda jovens a ostentar com destreza os seus instrumentos, por vezes cantando desgarradas com outras ou com algum mancebo que entra na aventura de umas provocações mais ou menos fingidas. (...)

A romaria que levou até à Barrenta mais de 500 concertinas é também uma peregrinação ao passado, em que alguns dos temas que se ouvem a partir dos dois palcos ou pelas ruas foram populares e tiveram a sua época, mas depois devem ter entrado nalgum Índex do air play das rádios e televisões nacionais, e nunca mais se ouviram. (...)

A Barrenta tem algo de pioneiro e um certo efeito âncora na recuperação do toque de concertina em Portugal. Quando se realizou a primeira edição, em 2001, sentia-se um apagão na divulgação e no ensino do instrumento, e a pequena aldeia do PNSAC, com o seu gesto pioneiro veio sacudir uma arte que, afinal, estava apenas adormecida. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design