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13 ABR 2020
Covid-19 - Curiosidades & Mitos
Por Jornal Abarca

CURIOSIDADES:

- Um grupo de jovens de Torres Novas criou o projecto “Nós vamos por si!” para ajudar os mais vulneráveis na realização de compras em supermercado. Os jovens fazem-no de forma gratuita;

- O Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa criou um kit de diagnóstico ao coronavírus feito totalmente em Portugal. A investigação foi conduzida por Maria Manuel Mota e os kits já estão acreditados. Cada kit custará 30 euros (e não os 70 euros que o Estado agora paga a privados) e os resultados das análises demoram até 3 horas;

- Nuno Silva integra a equipa Também a empresa UnifAI Technology, sediada em Londres, criou um aparelho que permite fazer testes para detectar a Covid-19 em 15 minutos, sem sair de casa, à imagem dos aparelhos que medem a diabetes. A equipa que desenvolveu o projecto conta com Nuno Silva, um português;

- A quarentena a que grande parte do mundo se viu obrigado criou impactos positivos no ambiente.A paragem tem deixado as águas dos rios assim como o ar em todo o mundo muito mais limpo, em grande parte devido à indústria na China que parou durante quase três meses;

- Apesar do número de mortos escalar de forma assustadora é provável que a Covid-19 provoque menos mortos no globo do que se não tivesse existido. Confuso? A resposta está precisamente na poluição. Por exemplo, só na China morre 1 milhão de pessoas anualmente devido à poluição. Com o fecho de muitas indústrias poluidoras, espera-se que este número seja reduzido de forma significativa;

- Esta é a terceira pandemia do século XXI, depois da Gripe das Aves e da Gripe Suína. Duas delas, a primeira e a Covid-19, tiveram origem em maus hábitos alimentares e sanitários da população chinesa;

- Apesar de ter colocado todo o mundo em alerta, a pandemia da Covid-19 ainda não se aproxima das piores doenças da história do mundo. A Peste Negra, no século XIV, terá matado pelo menos 75 milhões de pessoas; a Gripe Espanhola, em 1918, levou cerca de 50 milhões de vidas; e a Influenza A em 1957/1958 vitimou mais de 1 milhão de pessoas. A Covid-19 matou 40 mil pessoas até final de Março;

- Devido ao nome “Coronavírus” (corona em latim significa coroa, o formato do vírus), as vendas da cerveja mexicana Corona caíram nos EUA. De tal forma que as acções da Constellation Brands, fabricante da cerveja, caíram mais de 15% em Fevereiro na bolsa de Nova York.

 

MITOS:

- Antes demais, para evitar desinformação, procure-se informar apenas através dos órgãos de comunicação social fidedignos e de entidades especializadas como a DGS ou a OMS. Tudo o resto irá criar pânico e alimentar mitos como alguns que já nasceram;

- Os animais domésticos não são transmissores do vírus! A informação já foi confirmada pela OMS e não há evidência de que os animais domésticos, como cães e gatos, sejam infectados ou portadores da Covid-19;

- Não é verdade que animais tenham invadido os canais de Veneza. Fizeram furor na internet as imagens de cisnes e golfinhos pelos canais de Veneza, resultado da paragem total do turismo na cidade. Na verdade os cisnes costumam passear regularmente pelos canais de Burano e as imagens dos golfinhos foram filmadas na Sardenha, muito longe de Veneza;

- Ainda não há vacina! O vírus é muito recente e, apesar de ter sido identificado muito rapidamente, ainda não há vacina. Até porque o processo de criação, aprovação, testes e período de segurança para aprovar uma vacina é moroso;

- Beber ou lavar-se com bebidas alcoólicas, vinagre ou qualquer outro líquido com teor de álcool ou potencialmente desinfectante não matam a Covid-19. As entidades de saúde apelam a que os doentes não se auto-mediquem;

- Assim como comer alho, óleo de sésamo ou qualquer outro alimento não previne infecções do coronavírus;

- Os secadores não matam o vírus! Pode parecer exagero nosso mas esta é uma teoria que circula na internet. Não vale a pena usar o secador para aniquilar o vírus, até porque pode causar outro tipo de lesões;

- É seguro receber encomendas de países asiáticos pois o vírus não sobrevive nas embalagens o tempo da viagem. No fundo, é mais seguro actualmente comprar qualquer coisa online ou por correio do que dirigir-se fisicamente a um espaço comercial.

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