Home »
31 JUL 2020
REPORTAGEM - A Taça de Todas as Taças
Por Jornal Abarca
Equipa da Académica no Jamor em 1969: Rui Rodrigues assinalado a vermelho
Equipa da Académica no Jamor em 1969: Rui Rodrigues assinalado a vermelho

No dia 1 de Agosto joga-se a final da 80.ª Taça de Portugal em futebol, entre SL Benfica e FC Porto. Mas nenhuma tem a carga histórica da final de 1969 com a Académica de Coimbra. Entre os atletas que pisaram o Jamor estava Rui Rodrigues, que vive há 30 anos na Parreira, concelho da Chamusca.

Em 1969 Portugal era um país, obrigatoriamente, em mudança. O clima político era marcado pela “Primavera Marcelista” depois de Salazar ter caído da cadeira no verão anterior. O clima social estava marcado por mais de três décadas de ditadura e uma guerra inconsequente em África que matava os nossos jovens. A 17 de Abril de 1969 deu-se o apito inicial para a final que se jogaria dois meses depois. (...)

Após esse jogo o regime ditatorial viveu uma semana de incertezas: pensou em cancelar o jogo, em substituir a Académica pelo Sporting na final ou em mudar o local do encontro. Mas, em sinal de cobardia perante a força dos estudantes, a opção foi outra: todas as altas figuras do Estado, incluindo Américo Thomaz, Marcello Caetano e José Hermano Saraiva, não marcaram presença no Jamor e o jogo realizou-se sem transmissão televisiva. (...)

Sobre a final de 1969, Rui Rodrigues assume que “nunca fui político” e “só queria jogar à bola”. Ainda assim, admite que era impossível passar ao lado do momento histórico. “Tínhamos de dar a nossa palavra ao capitão de equipa e ele é que reunia com as chefias dos estudantes”. O antigo defesa-central lembra-se de entrar em campo “com as capas caídas em sinal de irmos para um funeral” e de olhar para as bancadas, cheias: “Os estudantes naquele momento não se estavam a manifestar, pensámos que podia correr mal”, recorda. (...)

Foi como morrer na praia para Rui Rodrigues, que ainda hoje não duvida: “Ganhei dois campeonatos com o Benfica. Mas adorava ter ganho a Taça de Portugal em 1969. Trocava esses campeonatos por aquela taça”, diz sem hesitar. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design