Home »
30 OCT 2020
ALCANENA celebra os 100 anos de Bernardo Santareno
Por Jornal Abarca

No ano em que se assinala o centenário de Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário, com raízes na aldeia de Espinheiro, concelho de Alcanena, a autarquia preparou um programa de comemorações que decorre até 5 de Dezembro de 2020.

A mais simbólica de todas estas iniciativas decorre no dia 19 de Novembro, dia do nascimento do dramaturgo, com um Encontro de Poesia e Cultura sobre a obra de Bernardo Santareno, a partir das 21.00h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira.

Antes disso, no dia 14 de Novembro, a partir das 16.00h, a Casa do Povo de Espinheiro recebe uma Sessão de Homenagem que contará com actuações musicais da Associação Musical e Tradições de Espinheiro, Ana Sofia Gomes, Ricardo Bernardino e Bruno Oliveira. Intervirão Joaquim Martinho da Silva e João Vitalino Martinho antes da projecção de um vídeo produzido pela Câmara Municipal de Alcanena “De António Martinho do Rosário a Bernardo Santareno, o maior dramaturgo português do século XX”.

No dia 21 de Novembro, também ás 16.00h, o Cine-Teatro São Pedro presta Tributo a Bernardo Santareno. Os momentos musicais incluem a participação de Trio Tágides, Sara Fernandes (Violino), Carolina Veneno (Violoncelo), Madalena Coias (Piano) e Carlos Mendes (Cantautor). Terão, ainda, a palavra Domingos Lobo, escritor e membro da Comissão Executiva Nacional das Comemorações e Eugénia Vasques, professora do Conservatório de Artes do Espetáculo, Investigadora e Crítica de Teatro. Novamente será apresentado o vídeo produzido pela autarquia.

A 28 de Novembro, José Miguel Noras, antigo presidente da Câmara Municipal de Santarém, apresenta a obra “Bernardo Santareno da Nascente à Foz”, às 16.00h no Cine-Teatro São Pedro. Vicente Batalha apresentará o autor e José Miguel Noras fará a apresentação do livro. Bruno Oliveira e Inês Caetano animarão musicalmente a sessão.

Para terminar, no dia 5 de Dezembro, a Galeria Municipal Maria Lucília Moita, também a partir das 16.00h, recebe a exposição “Tudo de Mim” – Ensaio das personagens de Bernardo Santareno, de Fernanda Narciso, que ficará patente ao público até 7 de Janeiro de 2021.

O programa de comemorações do Centenário de Bernardo Santareno conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Alcanena em diversas iniciativas.

O dramaturgo ficou conhecido por peças como “A Promessa” (proibida pelo Estado Novo sob pressões da Igreja Católica), “O Duelo” ou “O Judeu” e por abordar temas fracturantes para a época, e ainda hoje actuais, como a homossexualidade, a disputa de classes ou a liberdade.

Na edição de Novembro do jornal abarca poderá ler a entrevista a Vicente Batalha, profundo conhecedor da obra de Bernardo Santareno, amigo pessoal do falecido dramaturgo e único presidente do Instituto Bernardo Santareno.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design