Home »
30 NOV 2020
REPORTAGEM: "O Inverno Imprevisível"
Por Jornal Abarca

Portugal superou a primeira vaga da Covid-19 com distinção, mas a segunda tem sido avassaladora, superando todos os números que levaram ao confinamento em Março. O inverno, que ainda nem começou, ameaça quebrar a capacidade do Sistema Nacional de Saúde. E há já quem fale numa terceira vaga no início de 2021…

Em Março o Estado de Emergência entendeu-se, e aceitou-se, pelo desnorte mundial sobre como lidar com a pandemia. Actualmente há normas a respeitar e aprendemos todos a viver de acordo com elas. Mas o cenário é assustador, com alguns hospitais a rebentarem pelas costuras à entrada do mês de Dezembro. Como vai ser este inverno? É imprevisível. (...)

Maria dos Anjos Esperança, Delegada de Saúde Pública, em entrevista ao abarca em Abril alertava que esta era uma “verdadeira guerra” e que estava “para durar”. Oito meses depois, o combate está mais duro do que nunca. Apesar de ainda ser “cedo para avaliar” o impacto das medidas tomadas pelo Governo nas últimas semanas “começamos no entanto a notar uma ligeira diminuição de casos na comunidade” o que abre boas perspectivas para as próximas semanas. Mas, alerta, é uma diminuição ainda “muito ligeira, muito ligeira”. (...)

Maria dos Anjos Esperança assume, sem pejo, que a evolução do número de infectados “está a evoluir dentro do esperado” e mostra a forte convicção “de que os números baixem no mês de Dezembro”. (...)

Poderá ler a reportagem completa na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design