Home »
02 FEV 2021
REPORTAGEM | "Uma App Para Todos"
Por Jornal Abarca

Ana Teresa Bento usou a sua experiência de professora para criar uma aplicação para telemóveis que aproxima escola, pais e alunos. Concorreu com a ideia ao Orçamento Participativo Jovem Nacional e foi uma das sete vencedoras. Desde 2020 a aplicação está disponível em todo o país.

O percurso de vida de Ana Teresa Bento, natural de Alferrarede, dava para contarmos várias histórias. Nos seus 24 anos de vida, divididos entre Abrantes, Montijo e Algarve, já se entregou ao estudo da música e dos recursos humanos, já deu aulas, está na Força Aérea Portuguesa e inventou uma aplicação a nível nacional. (...)

Desenvolveu o conceito que consiste numa aplicação para telemóveis, a “Caderneta do Aluno”, onde o professor pode colocar todos os dados do aluno e os mesmos ficam instantaneamente disponíveis para consulta dos encarregados de educação, que recebem uma notificação assim que uma nova informação é depositada no registo do aluno. “Qualquer informação que o professor lá queira colocar, desde uma anotação de natureza disciplinar, a notas, horários ou material em falta, pode colocar e o encarregado de educação recebe a informação de imediato”. Não há, para Ana Teresa, um risco de a tecnologia afastar os encarregados de educação da escola, antes pelo contrário: “A grande mais valia desta aplicação é, precisamente, aproximar os encarregados de educação da escola e da vida do aluno” lembrando que “muitas vezes era difícil transmitir as informações através dos alunos”. Para a jovem a grande mais valia consiste, precisamente, na promoção dessa aproximação. “Qualquer pai pode facilmente aceder aos dados e ao perfil escolar do filho”. (...)

Neste momento exalta o orgulho por poder servir o seu país. Está destacada no Algarve e, devido às imposições da própria Força Aérea, não se pode alongar em detalhes, mas revela algo impossível de ignorar: “Sou a primeira mulher em Portugal a fazer a manutenção de radares”, um trabalho vital para o normal funcionamento do espaço aéreo. (...)

Poderá ler a reportagem completa na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design