Home »
08 FEV 2021
OPINIÃO | "Marcação de Atendimento Sobre Deficiência na Segurança Social", por Eduardo Jorge
Por Jornal Abarca

Há vários anos que utilizo o formulário online disponível no site da Segurança Social, para solicitar agendamento das minhas idas aos seus balcões. Numa altura em que somos aconselhados a ficar em casa, faz sentido utilizar as ferramentas disponíveis, e esta é uma delas, que no meu caso tem sido funcional e útil.

Caso ainda não conheça o serviço, e tencione aceder ao formulário, como meio para agendar um atendimento presencial na sua área de residência, aceda ao site da Segurança Social (http://www.seg-social.pt/inicio), não confundir com a página da Segurança Social Direta, na parte superior clique em: “sou cidadão > deficiência > balcão da inclusão > atendimento sobre deficiência/incapacidade e por último clique em formulário online”.

Surge um formulário em branco para preenchimento, a alertá-lo para o facto do formulário se destinar apenas à marcação de atendimentos sobre deficiência/incapacidade e, no caso de pretender marcar atendimentos sobre os restantes temas da Segurança Social é aconselhado a aceder ao endereço https://siga. marcacaodeatendimento.pt/.

No formulário são solicitados alguns dados, entre eles: Nome completo; Número de Identificação da Segurança Social (NISS); Contacto telefónico; Email; Dia e hora que pretende ser atendido; Tipo de deficiência; Tipo de apoio que necessita; Se necessita da presença de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, e também para indicar o motivo que nos leva a solicitar o atendimento.

Basta submeter o formulário preenchido e aguardar a confirmação do atendimento na data e hora indicada, na maioria das vezes a resposta chega-nos através de email enviado para o endereço eletrónico que indicamos no formulário. Por experiência própria, tanto levando em conta marcações efetuadas para mim, como para quem me o solicita, a resposta é positiva e o atendimento muito rápido. Nunca me aconteceu não responderem em poucas horas, ou não aceitarem a data e hora solicitada. Tratando-se da Segurança Social, e de um serviço destinado a pessoas com deficiência, que sua maioria das vezes as falhas são mais que muitas, neste caso o saldo tem sido muito positivo.
Comigo o serviço tem funcionado muito bem.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design