Home »
19 FEV 2022
OPINIÃO | "Ação Qualidade de Vida", por Eduardo Jorge
Por Jornal Abarca

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios e, quando assim não é, esbarram nas burocracias e exigências impostas pelo Estado impedindo-as de aceder ao SAPA-Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio. A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora nessa situação e, na impossibilidade de responder positivamente a todos, procura conhecer cada caso, segundo critérios e requisitos previamente definidos.

Para poder ir ao encontro das necessidades de quem os procura e ser possível dar uma resposta mais justa e de acordo com a variedade de pedidos recebidos, a Associação Salvador criou, em 2008, a Ação Qualidade de Vida - processo de candidatura anual criado para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros. De referir que a Ação Qualidade de Vida destina-se a apoiar preferencialmente casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Ministério da Saúde ou outros. O valor a atribuir será até 90% do custo efetivo do apoio solicitado, até um limite de 9.000 euros, sendo que o candidato deverá comparticipar sempre o restante valor.

Existem três categorias com objetivos distintos, sendo que o candidato apenas pode candidatar-se a uma categoria:

1) Obras em casa - eliminar barreiras para uma vida com dignidade. Exemplo de apoios: adaptação de casas de banho, cozinhas, rampas de acesso, entre outros; 2) Equipamentos Desportivos - criar condições para o desenvolvimento de uma atividade desportiva e/ou melhoria do treino e rendimento desportivo. Exemplos de apoio: Handbike, cadeiras de rodas para prática desportiva (basquete, ténis, andebol), equipamento de boccia, entre outros; 3) Formação e Emprego - aumentar competências e conhecimento para uma melhor integração no mundo do trabalho e/ou estimular o empreendedorismo. Exemplos de apoio: hardware ou software específico, cursos de formação, entre outros, curso e equipamentos e ainda investimento para desenvolvimento do próprio negócio, apoio à definição de modelos de negócio, mentoria para arranque e acompanhamento do projeto, entre outros. O candidato deve ter idade superior a 16 anos, se o pedido de apoio for para formação e emprego, ou mais de 18 anos, se for para apoio ao empreendedorismo.

Caso esteja interessado em concorrer, conheça o regulamento e como o fazer em: https://www.associacaosalvador.com/o-que-fazemos/acao-qualidade-de-vida/19/ e pedir esclarecimentos através dos números: 211165863 ou 226001044

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design