Com o fim de mais uma edição da Black Friday e em vésperas de mais uma época natalícia, e à medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais proeminente na sociedade, de acordo com o estudo European Consumer Payment Report (ECPR) 2019, da Intrum, e que será divulgado em breve, 42% dos consumidores europeus de 24 países, afirma que "o interesse pela sustentabilidade motivou-me a limitar os gastos".
São sinais de mudança de atitude que, analisando as principais conclusões do estudo anual da Intrum, se confirmam nos resultados especialmente notáveis da Grécia (61% admitem esta preocupação), Eslováquia e Roménia (58%) e Portugal (57%).
No entanto, este argumento da mudança está com uma adesão mais lenta noutras zonas da Europa. No outro extremo da escala, apenas 26% dos consumidores holandeses e 29% dos britânicos dizem que a sustentabilidade está a restringir os seus hábitos de consumo.
O Impacto das Redes Sociais
O estudo da Intrum observa ainda o impacto das redes sociais nos gastos sustentáveis e não sustentáveis.
Cerca de três em cada dez consumidores europeus (32%) diz que as redes sociais aumentaram a consciencialização sobre a compra de produtos éticos e/ou sustentáveis. Finlândia, Grécia e Portugal ocupam o melhor lugar nesta categoria.
Por outro lado, a influência não saudável das redes sociais também é clara quando se analisa outra resposta ao estudo: 39% dos europeus concorda com a afirmação de que "as redes sociais criam uma pressão para eu consumir mais do que deveria".