A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar três sessões de divulgação dos avisos para a apresentação de pedidos de apoio à abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR), abertos até 30 de Janeiro.
Para estimular o aparecimento de bons projectos e esclarecer dúvidas sobre as medidas do ProDeR, a TAGUS dinamiza uma sessão em cada concelho do seu território de abrangência (Abrantes, Constância e Sardoal). Dia 27 de Novembro, pelas 15h, a Equipa Técnica Local (ETL) deslocar-se-á ao Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Dia 4 de Dezembro, também às 15h, será a vez de Abrantes. O INOV’POINT, no Tecnopolo do Vale do Tejo, será o palco da sessão de divulgação. E no dia 10 de Dezembro, pelas 17h30, é a vez do concelho de Constância.
Relembra-se que a TAGUS está a receber pedidos de apoio ao ProDeR desde 4 de Outubro para projectos a serem implementados em Abrantes, Constância e Sardoal. Para este concurso, o Grupo de Acção Local (GAL) tem disponível cerca de 3,3 milhões de euros para apoiar pequenos projectos empresariais, núcleos museológicos, serviços de apoio a crianças, idosos e população em geral.
As candidaturas podem ser enviadas em formato digital para o email leader@tagus-ri.pt até 30 de Janeiro de 2011.
Com o objectivo de que estes projectos criem mais emprego para a Região de modo a fixarem as populações nestas zonas rurais, a TAGUS perspectiva que com este concurso de 2010 proporcione um investimento total de 6 milhões de euros no Ribatejo Interior.