edição impressa
Veja os destaques
da edição impressa
e consulte as edições anteriores
 
 
 
 
 
  opinião
  cartas dos leitores
 
dossiers

. Ponte do Tramagal
. Barragem de Almourol
. Eleições

  roteiro
  farmácias de serviço 2011
  contactos úteis
 
arquivo

. Especiais
. Reportagem
. Entrevista
. Em Discurso Directo

 
 
  Aniversário Abarca
  Campanha de Assinaturas
 
 
    avisos meteorológicos
       
    estado do tempo
       
    risco de incêndio
       
    alertas da protecção civil
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
4.agosto.2010 |

Vila Nova da Barquinha cria museu de escultura contemporânea ao ar livre

 

Vila Nova da Barquinha vai ter um museu de escultura portuguesa contemporânea ao ar livre. Para o projecto, que está ser desenvolvido através de uma parceria entre a câmara local e a Fundação EDP, foram convidados onze artistas plásticos portugueses. Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro e Joana Vasconcelos aceitaram já conceber obras para o futuro espaço.
Além destes nomes, também a Carlos Nogueira, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho foi feito o convite para colocarem as suas obras nos sete hectares da frente ribeirinha da vila. Os nomes foram apontados por indicação do comissário do museu e historiador de arte João Pinharanda e correspondem a artistas com trabalhos desenvolvidos desde a década de 1960 até à actualidade.
“É uma aposta arrojada” num momento de forte contenção orçamental, disse o vereador com o pelouro dos projectos culturais, Fernando Freire, frisando que o projecto, que envolve outras vertentes e passa pela regeneração urbana e da frente ribeirinha, tem financiamento assegurado do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O museu de escultura contemporânea portuguesa vai situar-se no parque inaugurado em 2005 e que foi concebido pelos arquitectos paisagistas Joana Sena e Hipólito Bettencourt, numa intervenção que ganhou em 2007 o prémio nacional de arquitectura paisagística em “espaços exteriores de uso público”.
Além da formalização do convite aos 11 artistas plásticos, que vão agora apresentar as suas propostas de intervenção no espaço, a autarquia iniciou em Junho a remodelação dos antigos paços do concelho, edifício da primeira metade do século XIX, que terá no piso térreo uma galeria de exposições.
A funcionar está já o atelier de criação plástica na antiga Casa da Hidráulica, que possuirá igualmente uma residência de artistas e onde funcionarão os serviços educativos.
O projecto, designado por Mercado das Artes, tem um investimento previsto superior a dois milhões de euros na primeira fase, a concluir no primeiro semestre de 2011, e conta com a parceria da Fundação EDP, através da sua direcção cultural.
No protocolo assinado com a autarquia, a fundação assume a orientação técnica e científica da intervenção no Mercado das Artes/Parque de Esculturas, a colaboração no comissariado e na programação e a organização de exposições, disponibilizando o seu acervo. Oferece ainda uma das esculturas e colabora nos programas pedagógicos.