Termina hoje, domingo, dia 27 de Outubro, no Largo 1º de Maio em Abrantes, a vigésima segunda edição da Feira de Doçaria Tradicional, marcada pela visita de centenas de pessoas.
Na sessão de abertura, no dia 25 de Outubro, sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes fez os habituais agradecimentos aos presentes destacando o trabalho dos doceiros presentes no certame pois “é graças a eles que temos este fim-de-semana muito doce”, que conta com 37 expositores de todo o país, sendo 12 locais.
O autarca destacou a palha de Abrantes como “grande embaixadora da nossa doçaria”, lembrando que estes são “sabores que contam a história de Abrantes e fazem parte daquilo que somos”. Por isso, considera fundamental passar estes saberes “de geração em geração sem nunca perder a essência”.
Manuel Jorge Valamatos apelou à visita dos abrantinos, e não só, lembrando que a feira não é apenas sobre doces: “Temos música, actividades desportivas, workshops, actividades infantis e a presença do nosso Palhinhas”, mascote do evento. 1772 alunos do pré-escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico realizaram 58 trabalhos alusivos ao certame que estão em exposição na feira.
A terminar, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes mostrou “gratidão às instituições, associações, comércio local e a todas as pessoas que se uniram para realizarmos mais uma vez esta feira”.
Conceição Pereira, da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, manifestou “extrema satisfação” pela realização da feira pois “é uma homenagem ao melhor que se faz na região”. Lembrou que “cada receita transmite a memória e o saber das nossas tradiçoes” e manifestou o desejo de que o certame continue a ser “ponto de encontro e de partilha entre gerações e um motivo de orgulho para todos”.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro destacou que “o turismo continua a crescer na região centro acima da média nacional” e que a isso também se deve a fama da doçaria abrantina: “Os nossos produtos endógenos acrescentam muito valor”.
A terminar falou Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar, em substituição de Pedro Machado, colega com a pasta do Turismo, que elogiou a “moldura humana” presente na inauguração da feira: “É fundamental aproveitarmos a nossa portugalidade para projectar o nosso nome e a nossa gastronomia”, frisou.
Sublinhando que “muitas vezes é pela gastronomia que visitamos um lugar, ou é ela que nos faz apaixonar pelos lugares” destacou que “a doçaria ocupa um lugar especial” nessa relação dos turistas com os sítios. Terminou agradecendo “o empenho de todos os produtores locais”.
A Feira de Doçaria Tradicional de Abrantes é um evento anual e, este ano, poderá visitar o certame até às 19.00h deste domingo.