O professor, historiador e investigador de história local entroncamentense Luís Batista apresenta no dia 17 de agosto pelas 16 horas na igreja do Convento do Santíssimo Sacramento do Louriçal (Pombal) o seu novo livro O Recolhimento do Santíssimo sacramento. Louriçal : 1631-1709.
Durante este ano comemoram-se os 420 anos do nascimento da Madre Maria do Lado de Cristo (1605-1632), fundadora do Recolhimento do Santíssimo Sacramento, no Louriçal, freguesia do concelho de Pombal, sua terra natal, bem como um lausperene de oração mental diante da Eucaristia, solenemente exposta, e, igualmente, uma nova Fraternidade Franciscana ⎼ as Irmãs Escravas do Santíssimo Sacramento ⎼ tudo isto em desagravo do roubo e profanação das espécies eucarísticas ocorridos em 16 de janeiro de 1630 na igreja de Santa Engrácia de Lisboa, um facto que horrorizou o país.
Segundo Luís Batista, “em 1709, as Irmãs Recolhidas do Louriçal uniram-se com a Ordem de Santa Clara de Assis, dando origem a uma nova Congregação ou Instituto Religioso – as Clarissas do Desagravo, cujo primeiro Mosteiro foi erigido sobre aquele antigo Recolhimento”. Até à implantação da República Portuguesa, em 1910, estas irmãs fundaram várias Casas a partir do Convento do Louriçal, sendo elas quem, depois de comprarem em leilão (em 1927) o seu antigo convento, expropriado em 1910, e de o tornarem a habitar, em 1928, restauraram a Ordem Clareana em Portugal Continental. Fundaram, depois, outros mosteiros: Lisboa, Fátima, Monte Real (este fundou depois, em 2012, um outro mosteiro em Timor-Lorosae) e, em 1980, o Mosteiro de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Montalvo, freguesia de Constância. Há alguns anos foi restaurada a Causa de Canonização da Serva de Deus Maria do Lado, processo canónico já histórico, pois, foi iniciado em 1727, mas, que, por contingências da História de Portugal e da Europa, foi interrompido por diversas vezes.
Luís Batista, licenciado em História, professor da mesma disciplina, mestre em História Regional e Local, e autor do livro Cardiga ou História de uma Quinta (1169-2019), editado pelas Câmaras de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Golegã, em 2019, logo esgotado, é membro da Comissão Histórica encarregada de efetuar investigação em prol do referido processo canónico atrás referido.
A apresentação do livro ocorrerá no dia 17 de agosto, o último dia das Festas do Louriçal, dedicadas a Nossa Senhora da Boa Morte
Os objetivos da obra que Luís Batista agora publica são, segundo o autor, “dignificar as comemorações dos 420 anos do nascimento da Madre Maria do Lado, excecional figura Louriçalense, e ainda constituir mais um degrau ao serviço do já longo processo de Canonização desta filha humilde, mas ilustre, da Igreja, considerada hoje ‘padroeira dos adoradores do Santíssimo Sacramento da Eucaristia’”.