A peça “A Colónia”, de Marco Martins, venceu o Globo de Ouro da SIC, este domingo, na categoria de Melhor Peça de Teatro.
Este espectáculo recorda a colónia de férias que se realizou em 1972, nas Caldas da Rainha, destinada a filhos de presos políticos durante a ditadura que regeu Portugal até 1974: “Durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar em conjunto e em liberdade”, refere a página da Culturgest.
Uma história contada pelo Jornal Abarca
Esta história foi abordada na edição de Setembro de 2023 do Jornal Abarca, sendo tema de capa, sob o título “Filhos da Liberdade”.
Além do interesse transversal do tema existe uma ligação muito relevante à nossa região: duas das crianças presentes na referida colónia de férias em 1972 são filhas de Francisco Canais Rocha (1930-2014), natural de Torres Novas, militante comunista, antifascista que combateu o Estado Novo que chegou a ser preso pela PIDE, e primeiro líder da Intersindical (CGTP).
A filha mais velha, Manuela Canais Rocha, é inclusive uma das actrizes da peça agora premiada - juntamente com outras das “crianças” e monitoras da colónia - e foi ela quem deu o principal testemunho para a reportagem do abarca.
Recentemente o município torrejano criou um prémio com o nome de Canais Rocha com o objectivo de o homenagear "pela sua luta como ativo combatente antifascista e historiador do movimento operário e sindical".Pode recordar a reportagem “Filhos da Liberdade” aqui.