Home »
07 OCT 2025
Abrantes – Acção solidária
Nuno Gaspar corre a Trail Abrantes para angariar fundos
Por Jornal Abarca

O professor Nuno Gaspar, docente de Geometria Descritiva na Escola Secundária de Ponte de Sor e voluntário da organização humanitária Mary's Meals, prepara-se para enfrentar mais um desafio solidário: a Trail Abrantes 100, uma prova de trail com início e fim em Abrantes, na madrugada de 11 de outubro.

A partida da prova rainha acontece à 1h da manhã, colocando os atletas perante o desafio de correr durante a noite, em semiautonomia, e superar mais de 2.600 metros de desnível positivo. Um verdadeiro teste de resistência que consolida esta prova como referência no trail nacional.

Nuno Gaspar corre com o objetivo de angariar fundos para alimentar crianças em situação de pobreza extrema.

Depois de já ter completado duas das mais exigentes provas de endurance em Portugal — a ALUT – Algarviana Ultra Trail (308 km) e a Terra de Gigantes Ultramarathon (303 km) — Nuno volta a vestir a camisola da solidariedade. Em cada quilómetro percorrido, carrega consigo a missão de garantir uma refeição diária a crianças em contexto escolar, através dos programas alimentares da Mary's Meals.

Três milhões de refeições diárias

Neste momento, em que a Mary's Meals celebra um marco impressionante: três milhões de refeições servidas todos os dias de escola em escolas primárias de 16 países com Programas Alimentares ativos.

Este número representa muito mais do que estatísticas. É a expressão de esperança levada a lugares onde muitas vezes não existe. Com o esforço conjunto de muitos voluntários comprometidos, a “Mary's Meals consegue transformar vidas e comunidades inteiras”, lê-se em nota de imprensa.

"Trail Abrantes 100 – Juntos fazemos a diferença", Nuno Gaspar

A Trail Abrantes 100 é uma prova de resistência, onde os atletas enfrentam desníveis acentuados e longas horas de esforço contínuo. O simbolismo da jornada física reflecte o compromisso do docente com uma causa urgente: combater a fome infantil e promover o acesso à educação.

Nuno Gaspar começou a correr com a camisola da Mary's Meals depois de conhecer a história de Sílvia Duarte, cabeleireira e voluntária da organização que, apesar de um trabalho exigente, encontrou tempo para abraçar o voluntariado, treinar e completar a Trail Abrantes 100 em 2024. O exemplo de Sílvia tocou profundamente Nuno Gaspar que, desde então, tem usado cada corrida como plataforma de sensibilização e angariação de fundos, incentivando doações com base no conceito:

"Km X = X€ de doação"

“Cada euro conta. Com apenas 22 euros, conseguimos alimentar uma criança durante um ano escolar inteiro. Mesmo o mais pequeno donativo pode levar esperança e um futuro melhor a quem mais precisa”, reforça o professor e atleta solidário.

Em Moçambique, por exemplo, a Mary's Meals fornece refeições escolares diárias a mais de 5.600 crianças. Em regiões como o distrito de Mabalane, onde a organização actua desde 2024, foi registado um aumento de 30% na frequência escolar, comprovando que uma refeição pode mudar vidas — não só das crianças, mas também das comunidades locais.

A comunidade é convidada a acompanhar esta jornada solidária e a contribuir para esta causa transformadora — seja através do voluntariado, como acontece com muitas mães que preparam as papas nas escolas, seja através do apoio de fornecedores locais que disponibilizam os ingredientes necessários para a sua confeção.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design