Rui Serrano, representante da empresa Modo Associados - Arquitetura e Engenharia e até agora Vice-Presidente da Direcção, sucedeu no dia 27 de Novembro a António Pedroso Leal na Presidência da Direção da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria, que abdicou do lugar por motivos pessoais.
Com mais de 25 anos de carreira, Rui Serrano é arquitecto de profissão, sendo sócio-gerente da Associados - Arquitetura e Engenharia, empresa com sede em Sardoal, desde 2017.
Trabalhou 12 anos na TAGUS - Ribatejo Interior, acumulando experiência em projectos de arquitectura e urbanismo de grande relevância regional.
Desempenhou também funções autárquicas como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Abrantes (2009-2013) e Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Tomar (2013-2016).
Na Ordem dos Arquitetos, Rui Serrano ocupou cargos de destaque, incluindo Presidente do Núcleo do Médio Tejo (2005-2007), Vogal do Conselho Regional Sul (2007-2008), Vogal do Conselho Nacional (2021-2023) e actualmente Conselheiro do Conselho de Supervisão.
É doutorando em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE-IUL, com a tese “O Quadrilátero Urbano do Médio Tejo”, e concluiu um MBA em Regeneração Urbana (2014), reflectindo a sua atenção à valorização do território regional.
Com uma forte ligação ao movimento associativo e ao desenvolvimento económico do Médio Tejo e Ribatejo, Rui Serrano assume a liderança da Nersant com o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, reforçar a proximidade com o tecido empresarial e consolidar o papel da associação enquanto agente impulsionador da competitividade regional.
Nas primeiras declarações como presidente da associação, Rui Serrano afirmou que “é uma honra liderar a Nersant neste momento e trabalhar para aproximar empresas, jovens e instituições, fortalecendo a nossa região”, segundo nota de imprensa enviada às redacções.
Na mesma comunicação, a direcção da Nersant agradeceu a António Pedroso Leal pelo seu mandato, sublinhando que se inicia agora “um novo ciclo de liderança, focado na continuidade, inovação e impacto económico regional”.