Foto: Leonel Mourato (Associação Desportiva Mação)
Têm sido semanas alucinantes na I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém com alternâncias constantes na liderança do campeonato.
A Fazendense assumiu o primeiro lugar do campeonato à 12ª jornada beneficiando do empate da Mação em casa com
o Ouriense, mas uma derrota dos charnecos em Alcanena devolveu a liderança aos maçaenses à 14ª jornada. Na
16ª jornada a vitória no confronto entre ambos por 2-1 colocou no primeiro lugar novamente os homens de Fazendas
de Almeirim.
Contudo, o mais inusitado estava guardado para a 17ª jornada, ontem, quando dois acontecimentos inesperados devolveram a liderança aos homens de Mação - ainda que à condição. A depressão Kristin obrigou ao adiamento dos jogos Ouriense-Coruchense e União Tomar-Fazendense.
Perante isto, uma vitória da Mação na recepção ao Cartaxo devolvia o 1º lugar à equipa de Mário Nelson, e assim aconteceu: a vitória sorriu aos da casa por 3-0... sem precisarem de jogar! A equipa do Cartaxo, em depressão há algumas semanas, faltou ao jogo e a vitória foi assim atribuída na secretaria por via dos regulamentos à Mação. É a segunda vez que o Cartaxo falta a um jogo no espaço de um mês: a 4 de Janeiro não foi a jogo na eliminatória da Taça do Ribatejo contra a Fazendense. Nos 4 jogos disputados em 2024 os cartaxenses perderam todos com uma diferença de golos de 0-15 em golos.
Emoção também no fundo da tabela
Também a luta contra a despromoção está ao rubro. O Tramagal parece cada vez mais condenado a jogar a II Divisão na próxima época, e o Cartaxo vem em queda livre. O Amiense está numa fase positiva com 4 vitórias nos últimos 6 jogos, inclusive contra adversários directos, e saiu da zona de possível despromoção.
Recorde-se que o número de despromovidos varia entre 2 e 4 mediante o desempenho de Samora Correia e Fátima no Campeonato de Portugal: neste momento a equipa de Samora está no último lugar, o que levaria à despromoção de 3 equipas na I Divisão Distrital de Santarém.