Foto: Facebook Mário Nelson | DR
🟢
O treinador Mário Nelson, de 45 anos, natural de Torres Novas, é a grande figura do ano de 2025 no futebol distrital para a redacção do abarca.
Fez um total de 36 jogos (ainda fará mais um após o fecho desta edição) com 31 vitórias, 2 empate e 3 derrotas e um saldo de 110 golos marcados e apenas 24 sofridos, o que dá uma média superior a 3 golos marcados por jogo. Importa sublinhar alguns feitos impressionantes como ter saído com a baliza inviolada em 20 dos 36 jogos que as suas equipas realizaram em 2025, ou ter ganho por 3 ou mais golos de diferença em 17 dessas partidas. Pelo meio conquistou o campeonato pelo SC Ferreira do Zêzere alcançando 85 dos 90 pontos em disputa e logrou ainda levar para o museu da equipa ferreirense a segunda Taça do Ribatejo consecutiva. Esta época, ao serviço da AD Mação, Mário Nélson chega ao Natal no 2º lugar do campeonato e em prova na Taça do Ribatejo.
Deixamos também uma menção honrosa à AREPA que venceu a II Divisão Distrital e no regresso ao convívio “dos grandes” está nos primeiros lugares da tabela sendo, inclusive, a única equipa sem derrotas no campeonato.
🔴
É irónico que as figuras positiva e negativa do ano de 2025 tenham representado o mesmo clube, mas parece nos um paradoxo justificável: o treinador porque fez o que lhe competia e o presidente porque não fez. Fábio Santos é, também, um rosto do sucesso desportivo do SC Ferreira do Zêzere que em dois anos conquistou tudo a nível distrital. E isso coaduna-se com um investimento feito para ganhar títulos e, consequentemente, subir aos Campeonatos Nacionais. Um projecto que entusiasmou adeptos, jogadores e, previsivelmente, patrocinadores.
Foi, por isso, com bastante espanto que os ferreirenses souberam pelo próprio Presidente que o clube ia recusar subir de divisão porque para o fazer teria de jogar em casa emprestada pois o Campo Eng. Lopo de Carvalho não tinha as medidas oficiais, algo que deveria ser do conhecimento da Direcção.
Em consequência disso o SC Ferreira do Zêzere foi despromovido no cumprimento dos regulamentos, viu a equipa vencedora das últimas duas épocas desfazer-se, e em 2025/2026 segue em 7º lugar no campeonato, foi eliminado da Taça do Ribatejo pelo Pontével (4-2) e humilhado na Taça de Portugal: derrota com o Peniche por 8-0.