Certamente já ouviu falar de Frank Ilett, o famoso adepto do Manchester United que a 5 de Outubro de 2024 fez a promessa de só voltar a cortar o cabelo após o seu clube vencer 5 jogos consecutivos. De lá para cá tem feito agitar as redes sociais ao ponto de ter atingido 1,5 milhões de seguidores no Instagram.
O clube inglês ainda não conseguiu a proeza de vencer uma mão cheia de jogos de forma consecutiva, mas teve perto de o alcançar na terça-feira. Contudo, um empate após quatro vitórias impediu que Frank pudesse ir ao barbeiro.
NÓS POR CÁ
Decidimos analisar há quanto tempo as equipas da I Divisão Distrital da Associação de Futebo de Santarém não vencem 5 jogos de forma consecutiva e há 7 clubes que estão há mais tempo sem cumprir esse registo do que o próprio Manchester United.
Nota para a AREPA que está há apenas 13 dias, isto é desde o seu último jogo, com esse registo completo. Seguem-se AD Mação com 83 dias, AD Fazendense com 90 dias e, a partir daqui, os registos dão "um salto": GD Pontével e Entroncamento AC somam 266 dias sem conseguirem a proeza. O CA Riachense (293 dias) e o Tramagal SU (307 dias) completam o leque de equipas que conseguiram 5 vitórias seguidas nos últimos 12 meses.
Segue-se o GD O Coruchense com 377 dias e, logo a seguir, o AC Alcanenense que está sem vencer 5 jogos consecutivos há 458 dias. A equipa de Alcanena é a que mais se aproxima, nesta altura, do jejum do Manchester United que está há 497 dias à espera para vencer 5 partidas seguidas.
Logo depois estão CD Águias (614 dias), Abrantes e Benfica (811 dias) e o CD Amiense (1000 dias) que atinge hoje mesmo este número redondo. Também já nos 4 dígitos de dias de espera está o União de Tomar (1175 dias).
O pódio desta indesejável lista é composto por CD Torres Novas (1357 dias), CA Ouriense (1742 dias) e o lanterna vermelha deste registo, o SL Cartaxo, que não vence 5 jogos consecutivos há - nada mais, nada menos - que 3716 dias!
A equipa cartaxense está, assim, há mais de 10 anos sem fazer esta sequência, destacando-se claramente pela negativa no comparativo com as outras equipas da I Divisão Distrital.
É conveniente lembrar que os registos aqui apresentados da última sequência de 5 vitórias consecutivas de GD Pontével, CA Riachense, Tramagal SU, CD Águias e CA Ouriense foram alcançados na II Divisão Distrital. Por outro lado, é justo referir que o União de Tomar disputou uma temporada no Campeonato de Portugal desde a última vez que alcançou o referido registo.
Esta análise é uma mera curiosidade - transportando um fenómeno global para a nossa realidade - e não pretende fazer qualquer tipo de avaliação ao desempenho das equipas em questão.