A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) realizou no final de Fevereiro, em Tomar, a primeira cirurgia oncológica no Médio Tejo com recurso a tecnologia robótica. A atividade em cirurgia robótica arrancou de forma faseada no início de fevereiro, concretizando um investimento de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representando um passo decisivo na modernização tecnológica e na diferenciação clínica da instituição.
Desde o arranque da atividade foram já realizadas sete intervenções com recurso a esta tecnologia, numa implementação progressiva e cuidadosamente planeada. A introdução da cirurgia robótica foi estruturada pela equipa cirúrgica através da realização inicial de procedimentos simples e frequentes na prática clínica, em doentes com perfil favorável e sem complicações médicas associadas, tendo começado por colecistectomias e apendicectomias.
“A introdução da cirurgia robótica foi preparada de forma rigorosa, com formação e credenciação internacional das equipas, garantindo todas as condições de segurança. A cirurgia oncológica realizada demonstra a maturidade do processo e abre caminho à consolidação e expansão progressiva desta tecnologia nas diferentes áreas cirúrgicas”, explica Firmo Mineiro, responsável pelo Departamento Cirúrgico da ULS Médio Tejo.
A cirurgia robótica representa uma evolução da laparoscopia e permite maior precisão técnica, melhor visualização do campo operatório e uma abordagem minimamente invasiva. Para os doentes, traduz-se numa intervenção mais segura e com potencial melhoria na recuperação pós-operatória; para os profissionais, proporciona maior estabilidade e controlo durante o ato cirúrgico.
“Esta tecnologia acrescenta qualidade técnica ao ato operatório e reforça a segurança para o doente”, afirma Firmo Mineiro. Mantendo a estratégia de complementaridade entre unidades, o Hospital de Abrantes consolida-se como principal resposta ao doente crítico e em situação de urgência e emergência, o Hospital de Tomar afirma-se como centro cirúrgico de excelência e o Hospital de Torres Novas como centro clínico de referência, dedicado à consulta de especialidade e à cirurgia de ambulatório.
“A realização da primeira cirurgia oncológica com recurso a tecnologia robótica no Hospital de Tomar assinala um momento histórico para a ULS Médio Tejo e para toda a região.”, afirma Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo.