A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria e o Município de Alcanena, deram início na terça-feira, 19 de maio, ao conjunto de visitas ao exterior programadas no âmbito do projeto EmpCriança. A iniciativa consiste na deslocação dos alunos envolvidos no projeto às empresas do concelho de Alcanena, com o objetivo de dar a conhecer aos mais novos os diferentes ecossistemas empresariais existentes.
O início do ciclo de visitas às empresas do concelho de Alcanena ficou marcado pela visita dos alunos da Escola Básica de Vila Moreira à Curtumes Ibéria, uma fábrica líder global na indústria do couro, focada no processamento de couros bovinos para calçado e marroquinaria, que se encontra sedeada em Vila Moreira.
Esta é uma iniciativa que faz parte do 2.º semestre letivo, que iniciou a 2 de fevereiro, onde os alunos vão ter ainda a oportunidade de ir conhecer várias outras realidades empresariais no concelho de Alcanena. O objetivo desta dinâmica é proporcionar aos mais novos um contacto direto com a realidade empresarial e profissional, traduzindo-se numa consolidação de conhecimentos adquiridos em contexto escolar e a criação de apetência por empreender.
O projeto EmpCriança trata-se de uma iniciativa educativa promotora do empreendedorismo escolar, que visa a aproximação do contexto académico ao mundo empresarial desde tenra idade, com o intuito de desenvolver nas camadas mais jovens uma visão mais prática e informada sobre o mercado de trabalho e o meio empresarial.
Este projeto é desenvolvido em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e tem como principais focos: a introdução de conceitos básicos sobre empresas e atividade empresarial; o estímulo à criatividade, observação e ação dos alunos; o desenvolvimento de competências transversais como trabalho em equipa, comunicação e a resolução de problemas.
De referir ainda que, para além da Escola Básica de Vila Moreira, a implementação do EmpCriança se estende por outros quatro estabelecimentos de ensino do Agrupamento, promovendo uma atuação ampla, integrada e próxima das diferentes comunidades escolares. As atividades estão a ser dinamizadas nas restantes unidades educativas: Escola Básica de Alcanena, Escola Básica de Malhou, Escola Básica de Serra de Santo António e Escola Básica de Covão do Coelho.
Adicionalmente às visitas dos alunos ao exterior, encontram-se ainda associadas ao projeto, visitas dos próprios empresários ao meio escolar – as quais tiveram início no passado dia 11 de maio – bem como a elaboração de maquetes por parte dos alunos, resultantes do desenvolvimento de ideias de negócio.
Esta intervenção pedagógica integra o plano de atividades da Startup Alcanena, uma estrutura de apoio ao empreendedorismo e à incubação de empresas criada no âmbito da cooperação entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Alcanena.
A parceria entre a NERSANT e o Município de Alcanena sustenta o compromisso de ambas as partes com a promoção do empreendedorismo nos mais pequenos, apoiando o desenvolvimento das competências necessárias às futuras gerações para atuarem no mundo profissional. Este projeto aposta numa vertente educativa e de carácter social, criando experiências de aprendizagem mais diversificadas, práticas e dinâmicas.
Para mais informações sobre o projeto EmpCriança, os interessados podem contactar a Direção de Inovação e Empreendedorismo da NERSANT através dos contactos die@nersant.ptou 249 839 502 (chamada para a rede fixa nacional).