A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), através da sua Unidade de Saúde Pública, acionou o alerta laranja de saúde pública devido à previsão de temperaturas extremamente elevadas nos próximos dias.
De acordo com as projeções meteorológicas, a região vai enfrentar temperaturas acima dos 38º centígrados. Esta situação representa um cenário de calor extremo com riscos acrescidos para a saúde, sobretudo entre idosos (em particular os que vivem sozinhos ou em zonas isoladas), bebés e crianças pequenas, pessoas com doenças crónicas, população acamada ou dependente e trabalhadores expostos ao ar livre.
A ULS Médio Tejo lembra que a exposição prolongada a temperaturas extremamente elevadas pode causar complicações de saúde graves, como desidratação, exaustão pelo calor ou descompensação de doenças crónicas como diabetes, hipertensão, insuficiência renal ou respiratória.
A população idosa é particularmente vulnerável ao calor extremo — sobretudo quem vive sozinho ou sem rede de apoio familiar próxima. Nesse sentido, a ULS Médio Tejo apela à comunidade para que esteja atenta a familiares, vizinhos ou conhecidos em situação de isolamento, e que os refira às autoridades locais ou através da linha SNS24 – 808 24 24 24, permitindo uma resposta preventiva e atempada.
Recomendações principais, para as quais pedimos o apoio à divulgação junto da população: