A Câmara Municipal de Alcanena anunciou que a Infraestruturas de Portugal (IP) Iniciou hoje, 11 de setembro de 2026, a obra de requalificação da EN 243 (Moitas Venda - Videla), mais de sete meses após o abate parcial da via devido aos estragos causados pela tempestade Kristin, em Janeiro.
Gabriel de Oliveira Feitor, vereador da Câmara Municipal de Alcanena com os pelouros de Trânsito e Rede Viária e Proteção Civil e Bombeiros, referiu em declarações ao abarca que a autarquia sente “alívio e satisfação por as obras se terem iniciado hoje” revelando que a consignação foi efectuada durante o dia de ontem.
Apesar de haver luz ao fundo do túnel, o autarca confessa ter sido “um trabalho muito desgastante da parte da Câmara Municipal porque foi feita muita pressão junto das Infaestruturas de Portugal e junto do Ministério das Infraestruturas e Habitação” sendo solidário com “todas as queixas e manifestações que têm havido por parte da população” porque, diz taxativamente, “têm toda a razão”.
O vereador mostra-se desagradado porque “não se compreende como é que uma obra que é feita num mês demorou sete meses a iniciar”, lembrando o “impacto na economia e na vida das pessoas” pela importância da via.
Gabriel de Oliveira Feitor revelou ainda que a Câmara Municipal poderá ter de lidar com “problemas futuros que serão tidos em conta no próximo Orçamento Municipal” devido ao desgaste causado em várias estradas municipais por causa dos desvios durante sete meses de espera: “Obviamente teremos de fazer frente a isso, iremos pedir justificações junto das Infraestruturas de Portugal, porque houve uma degradação devido ao excesso de carga nestas vias que não teria acontecido se a obra de requalificação da EN 243 tivesse sido realizada mais cedo”.
Segundo o município, o tempo máximo estimado pela IP para a reparação total da via será de um mês.