Home »
06 MAI 2010
ASCENSÃO É NA CHAMUSCA
Por Jornal Abarca

 

A semana da Ascensão “não é” como afirma o presidente da autarquia uma festa “mas um investimento”. É a identificação do próprio concelho e as atenções viram-se para a vila bem no centro do Ribatejo, onde são evocadas todas as tradições das gentes da Lezíria.
Luís Represas, Teresa Tapadas, Pedro Barroso e Célia Barroca são alguns dos artistas convidados. Mas há mais, as bandas no Palco da Juventude, o musical “Um País chamado Ribatejo”, o folclore e as danças modernas preenchem o programa de animação. Depois, bom depois há o artesanato, as exposições, a gastronomia, a mostra de montras, o encontro de motards, a pesca desportiva ou o torneio de basket.
Novidade deste ano é o cortejo senhorial “O Príncipe Chamusquense”, uma evocação a Ruy Gomes da Silva (Chamusca, 27 de Outubro de 1516 – Madrid, 29 de Julho de 1573). Príncipe de Éboli, duque de Pastrana, de Francavila e de Estremera, conde de Melito e Grande de Espanha, foi, segundo a Wikipédia, um dos principais validos de Filipe II, rei de Espanha, assumindo um papel capital na política espanhola do século XVI. Neste país, onde viveu a maior parte da sua vida, é conhecido como Ruy Gómez de Silva.
Filho de D. Francisco da Silva e de D. Maria de Noronha, senhores de Ulme e da Chamusca. O facto de não ser o primogénito e, como tal, não ter direito a herdar os títulos do pai, levou-o a acompanhar o seu avô, Rui Teles de Menezes, a Espanha, aquando do casamento da Infanta D. Isabel com Carlos V, Imperador Romano-Germânico e Rei de Espanha. Rui Gomes da Silva tinha apenas dez anos e não voltou para Portugal. Quando nasce o futuro Filipe II, em 1527, Rui tornou-se seu pajem, iniciando então uma sólida amizade com o futuro monarca. Mais tarde, assumiu o cargo de camareiro-mor do então Príncipe Filipe, o qual manteve até ao final da sua vida.
Ao morrer o seu irmão mais velho sem deixar sucessor, Rui Gomes da Silva herdou as possessões paternas da Chamusca e de Ulme, tendo estes lugares sido elevados a vilas através da influência por si movida junto do rei de Portugal. 

Feira taurina

Largadas de toiros, variedades taurinas e corridas fazem parte integrante do programa da Ascensão. Assim, domingo, 9 de Maio, pelas 16 horas haverá um espectáculo de variedades taurinas com os cavaleiros amadores Paulo d´Azambuja, Sofia Almeida e João Domingues, o bezerrista Pedro Caldeira e os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca. Serão lidados novilhos de Manuel Dias.
Na Quinta-feira de Ascensão, 13 de Maio, pelas 17h00, haverá a tradicional corrida da Ascensão. Do cartel fazem parte os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Tenório e Marcelo Mendes e os forcados Amadores da Chamusca e Amadores do Aposento da Chamusca. Os touros são da ganadaria de António Silva
Por último, no sábado, 15 de Maio, uma nocturna com os cavaleiros António Telles, Ribeiro Telles Bastos e Mateus Prieto e os forcados Amadores de Coruche e Amadores da Chamusca. Os toiros são da ganadaria Vinhas.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design