Home »
17 JUN 2010
RPP SOLAR ASSINA PROTOCOLO COM INSTITUTO DE EMPREGO
Por Mário Rui Fonseca

 

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinou segunda feira um protocolo de cooperação na área da formação com a empresa RPP Solar, que vai criar 1900 postos de trabalho em Abrantes através de um Projeto Integrado de Energia Solar (PIES)

 

O protocolo assinado em Abrantes, no Dia da Cidade, contou com a presença do promotor do investimento,  Alexandre Alves, do presidente do IEFP, Francisco Madelino, e do secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, estabelecendo as bases de cooperação no que concerne ao recrutamento e formação dos cerca de 1900 trabalhadores a contratar, “com formação profissional à medida”, assim como acordam na utilização das medidas governamentais de apoio ao emprego, “enquanto instrumentos de suporte à criação de emprego e ao combate ao desemprego”.

Instalada em Pego, Abrantes, num terreno com 82 hectares de área, esta nova fábrica de painéis foto voltaicos, vocacionada para a exportação, visa “agregar” toda a cadeia de produção de energia solar, e implicará um investimento global de 1072 milhões de euros (ME) e a criação de 1.900 postos de trabalho, até 2013.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da autarquia, afirmou que o Dia da Cidade “fica marcado” com o acordo agora assinado, e que vai permitir criar 1900 postos de trabalho. “O acontecimento do dia de hoje, 14 de junho, significa um marco na história local, pelo volume de investimento, pelo número de postos de trabalho e pelo desenvolvimento económico e social que significa para o concelho de Abrantes e para a região”.

A empresa, com arranque de produção anunciado para julho, quer afirmar-se como “a maior do setor nacional e uma das maiores da Europa e do Mundo”, tendo em carteira contratos assinados com Espanha, Itália, Alemanha e “outros oito em fase final de assinatura, como seja com o Japão e China”, afirmou o empresário e promotor do projeto, Alexandre Alves.

Segundo acrescentou, “os contratos assinados permitem dizer que já temos tudo vendido e o produto vai ser todo escoado a partir de Abrantes numa lógica patriota e de aposta na exportação”, apontando para uma estimativa de “1700 camiões por ano, com 600 painéis cada, a carregarem painéis para toda a Europa”.

Valter Lemos, secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, realçou a “importância e dimensão” do projeto PIES para aquela região do interior do país, tendo afirmado que a sua presença na cerimónia pretende “dar o sinal de que o Governo está com os projetos dinamizadores e otimistas”.

“É um projeto bom pela sua vocação exportadora, com a quase totalidade da produção a ser vendida nos mercados internacionais, e porque é um projeto relacionado com o cluster das energias renováveis, uma aposta clara deste Governo, desde 2005”.

“O pessimismo está na moda, e a imprensa não dá conta das coisas boas que acontecem, até parecendo que é proibido das boas notícias”, acrescentou.

“Portugal”, continuou o Governante, “exportou mais energia do que aquela que importou, algo que nunca havia sucedido, mas entre nós esta notícia é menos importante que qualquer brejeirice, como as escutas”, exemplificou.

Segundo acrescentou Valter Lemos, “esta da RPP Solar e o protocolo que hoje assinamos é mais uma boa notícia,  pelo que significa para o país e para as gerações presentes e vindouras, em termos de menor dependência externa e no aumento das nossas exportações”.

Com recrutamento de base local e regional, a RPP Solar vai receber 128 milhões de euros (ME) de incentivos, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), sendo 58 ME de incentivos financeiros e os restantes 70 ME de incentivos fiscais.

Com o arranque de produção anunciado para julho, com 670 colaboradores a contratar, o projeto é composto por cinco fases, duas em 2010, outras duas no próximo ano e a última, e também a de maior capacidade instalada e com um investimento de 400 ME, no ano 2012, então já com 1900 trabalhadores.

Com “tecnologia de ponta alemã”, nomeadamente da Siemens, “esta será a primeira fábrica integradora na área foto voltaica e produzirá integralmente todos os componentes do painel solar”.

 

Nelson de Carvalho coordena área da formação da RPP Solar

 

O empresário Alexandre Alves, promotor do projecto RPP Solar, confirmou ao jornal Abarca que Nelson de Carvalho, ex presidente da Câmara de Abrantes, vai ser o coordenador do centro de formação da empresa, para além de estar ligado à área de grandes projectos co-relacionados com a RPP Solar. “É um conselheiro fundamentalmente para a área da escola e da formação, e precisamos de muito mais pessoas como o doutor Nelson, pessoas ponderadas, não comprometidas e disponíveis”.

Segundo acrescentou, o ex autarca “aceitou o nosso convite, o que muito nos agradou, e vai ter a responsabilidade da escola de formação e servir de elemento ligação à área de grandes projectos porque há muitos mais projectos e investimentos a decorrer em paralelo”, afirmou, sem especificar.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design