Home »
09 OCT 2009
CÂMARA MUNICIPAL E RPP FORMALIZAM PROTOCOLO
Por ABARCA

 

A Câmara Municipal de Abrantes e a RPP – Retail Parks de Portugal assinaram, a 1 de Outubro, o protocolo de cedência de um terreno com 82 hectares, onde será instalado o Projecto de Energia Solar (PIES)

 

O terreno, sito na freguesia da Concavada, quase em frente à Central Termo-Eléctrica do Pego, foi adquirido pela câmara abrantina por um milhão de euros e cedido por uma décima parte desse valor. Este acordo vai permitir a instalação à RPP da nova fábrica de painéis fotovoltaicos e torres eólicas, denominado Projecto Integrado de Energia Solar (PIES). Um investimento de 818 milhões de euros que irá criar cerca de 1800 postos de trabalho, dos quais 300 corresponderão a engenheiros e quadros superiores. O complexo industrial inclui sete unidades fabris e um Centro de Investigação.

Alexandre Alves, promotor do projecto e presidente do conselho de administração da RPP Solar, o PIES “vai agregar toda a cadeia de produção de energia solar, com utilização e implementação das melhores técnicas e tecnologias e que determina a instalação de sete unidades industriais, cinco a sete torres eólicas, painéis solares e turbinas de co-geração. Trata-se de um projecto líder pela mão-de-obra qualificada, pela formação permanente e pelo centro de investigação a ele acoplado”.

O projecto vai ter 40 mil painéis fotovoltaicos instalados para produção de energia limpa de auto-consumo e a RPP Solar conta produzir 700 megawatts e alcançar um volume de facturação de mil milhões de euros, dentro de três anos.

O PIES vai desenvolver-se em quatro fases sendo que a primeira fase implica um investimento de 100 milhões de euros, e vai criar 300 postos de trabalho.

A primeira das sete unidades industriais do PIES começará a produzir painéis fotovoltaicos no inicio do próximo ano e as restantes irão entrando progressivamente em funcionamento, prevendo-se a completa integração do projecto em 2015.

O empresário destacou a “celeridade” do processo de instalação, afirmando que “em pouco mais de três meses a autarquia encontrou e adquiriu o local que reúne as características necessárias ao empreendimento, e que foi, inclusive, submetido à boa aprovação da assembleia municipal”.

Alexandre Alves afirmou que “Abrantes está perto de Espanha, um factor importante uma vez que vamos exportar 95 por cento da energia produzida, tem boas acessibilidades, está perto de um rio, pela quantidade de água necessária à produção, e está perto de uma boa fonte de energia eléctrica, com a proximidade da Central do Pego”.

“É preciso investir no investimento e antecipar problemas encontrando soluções, como fez esta autarquia, e dar exemplos de coragem e ânimo para o investimento, num momento conjuntural particularmente difícil”, considerou o empresário.

Segundo acrescentou, o PIES vai começar a produzir em Janeiro de 2010, estando a RPP Solar a proceder à contratação das primeiras três centenas de trabalhadores, “alguns dos quais quadros superiores espanhóis e outros técnicos provenientes da Quimonda”.

 

RPP Solar tem estatuto PIN

 

A Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional (CAA-PIN) reconheceu
o estatuto PIN ao Projecto Integrado de Energia Solar, promovido pela RPP Solar.

A decisão teve como base o pressuposto de se estar perante um projecto capaz de demonstrar sustentabilidade ambiental e territorial. Entretanto, a RPP Solar já entregou na Câmara Municipal de Abrantes o pedido de licenciamento relativo à 1ª fase do empreendimento de painéis fotovoltaicos.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design