Home »
01 JUL 2008
HARMÓNICAS DE PONTE DE SOR: ÚNICA NO MUNDO
Por GRÁCIO DOS SANTOS

 

Pelos dados existentes a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor é única no mundo. Singular também é o princípio de não cobrar cachet

 

Foi criada em 1942 por um grupo de exímios tocadores de gaitas de beiço que decidiu juntar-se e formar uma orquestra. Na altura, deram-lhe o nome de Mindagos e pelo que relata o actual director, António José Lopes, a designação um pouco estranha teve origem no linguajar de uma menina, que assistiu a um dos primeiros ensaios.

“A menina pediu água e como ainda mal sabia falar utilizou uma expressão que soou a mindago, como o grupo ainda não tinha nome, resolveram baptizá-lo de Mindagos”.

O nome pegou e durante anos, o grupo percorreu o país de lés a lés. Em 1946, gravou um disco, facto pouco habitual na época, mas tempos depois extinguiu- se. No entanto, a tradição não morreu e em 1977, um novo grupo de tocadores de harmónica, ou gaita de beiços, fez reaparecer os velhos “Mindagos”, agora com nova designação: Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor.

“É a única orquestra do género no mundo”, assegura António José Lopes.

Outra das curiosidades das Harmónicas de Ponte de Sor é o facto de não cobrar cachet. “Vivemos dos subsídios atribuídos pela Câmara Municipal de Ponte Sor, pela Junta de Freguesia de Ponte de Sor e pelo INATEL que, de quando em vez, nos oferece instrumentos”, continua o director.

Do curriculum da orquestra faz parte centenas de espectáculos no país e no estrangeiro. Espanha, Suíça, Itália, Grécia, Malta, Canadá são alguns dos países onde os tocadores de harmónica actuaram. Na Casa do Alentejo em Toronto, no Canadá, a Orquestra de Ponte de Sor participou no Metro Toronto International Caravan, onde, em conjunto com a Orquestra Ligeira da Câmara de Ponte de Sor, ficou classificada em 1.º lugar entre trinta e duas representações de vários países.

Entretanto, e além da actuação que irá fazer em Mascalucia, Sicília (Itália) integrada no Festival 7 Sóis 7 Luas (26
de Julho), a Orquestra de Harmónicas da cidade alentejana de Ponte de Sor, tem agendados espectáculos em Castelo Branco (9 de Julho), Sabugal (2 de Agosto), Casais Penedos – Cartaxo (3 de Agosto) e Sardoal (19 de Setembro). Ponte de Sor irá ouvir a sua Orquestra no dia 7, espectáculo integrado nas Festas da Cidade (a decorrer de 5 a 8 de Julho) e a 13 de Setembro no Festival 7 Sóis 7 Luas.

A Orquestra tem por objectivo “a recolha, adaptação instrumental e execução pública de melodias tradicionais, principalmente de Portugal e das suas regiões, pretendendo conservar e aumentar o gosto pelas melodias populares e pela utilização da harmónica entre as gerações mais novas”. Actualmente é composta por 19 elementos, com uma média etária de 45 anos, embora conte com cinco jovens executantes, ainda em aprendizagem, tendo o mais novo 8 anos.

Para além do single gravado em 1946, a Orquestra de Harmónicas editou um LP em 1978, um CD em 2003 e duas cassetes áudio, em 1998 e em 2003.

Com o estatuto de Associação Cultural, atribuído em Julho de 1993, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor festeja o seu aniversário a 30 de Novembro, com um lauto jantar que se prolonga até quase às 24 horas. E, às 00H do dia 1 de Dezembro, a Orquestra percorre as ruas da cidade de Ponte de Sor, tocando o Hino da Restauração.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design