Aos 8 anos começou a jogar futebol nas Escolas do Nogueirense, mais tarde alinhou pelo Maia e foi campeão nacional júnior pelo FC Porto. Em 2000, trocou o norte pelo Alentejo e, actualmente, é o capitão do Eléctrico de Ponte de Sôr.
Há 8 anos que Pedro Miguel Silva Moreira decidiu vir jogar para o Alentejo, mais propriamente para o Estrela de Portalegre: “Uns colegas meus indicaram-me ao técnico Francisco Barão, então treinador do Estrela e vim para o clube”, diz o jogador, recordando que “curiosamente” passou de avançado a defesa-central.
No Estrela, que então alinhava na 3.ª divisão nacional, fez parte “da célebre equipa que alcançou o record de ter obtido 19 vitórias consecutivas, o que lhe permitiu a entrada no Guiness, o Livro dos Records”.
E como se adaptou um homem do Norte ao Alentejo? “Adaptei-me bem, as gentes alentejanas são belíssimas, recebem bem e espero continuar por muitos anos, em Ponte de Sor”.
Tem 33 anos, mas não quer abandonar a profissão nos próximos tempos e muito menos pensar no que fará a seguir: “Espero continuar a jogar mais alguns anos, porquanto, ainda, é muito cedo para pensar no final da carreira. Até que as pernas mo permitam, e enquanto tiver forças para tal, estarei ao serviço do futebol. Para mim jogar futebol é uma grande paixão. Levo uma vida regrada e tenho a felicidade de não ter sofrido graves lesões. Por tudo isso, espero continuar ligado ao futebol mais alguns anos”.
Ao longo da sua carreira já conheceu vários treinadores - Costa Soares, Ilídio Vale, Vítor Nozes, Jorge Silvério, Amândio Barreiros – e tem como referência Augusto Mata: “É um homem simples, com bastante experiência. É como um pai para os jogadores, sabe lidar com o grupo de trabalho como ninguém”.
Moreira, que alinha no Eléctrico há 3 anos, onde é o capitão da equipa, considera que o seu clube está “em ascensão. Os seus dirigentes, com o seu muito trabalho e dedicação, têm conseguido que o nome do Eléctrico e de Ponte de Sôr seja conhecido a nível nacional. É um orgulho enorme representar este clube, no qual, se me permitirem, irei, daqui a alguns anos, terminar a minha carreira de jogador”.
Na presente temporada o objectivo era a manutenção e “está a cimentar-se, jornada após jornada. Alcançada a manutenção - o Eléctrico ocupa o 5.º lugar - na 2ª fase do campeonato tudo o que vier por acréscimo, será bom. Temos uma equipa com jogadores jovens, ambiciosos e de grande valor. Há dois ou três com qualidade para representarem, num futuro próximo, um clube de patamar superior”.
Ainda, referindo-se ao seu clube, salienta: “Temos óptimas condições de trabalho, a nível da Liga Profissional, uma massa associativa que nos apoia incondicionalmente e todos os compromissos assumidos pela Direcção são cumpridos escrupulosamente”.
Eléctrico Futebol Club um verdadeiro oásis no panorama futebolístico português!
PERFIL
Nome: Pedro Miguel Silva Moreira
Idade: 33 anos (21.08.74)
Naturalidade: Nogueira da Maia
Clubes representados (como sénior): Infesta (2.ª B) - 4 épocas; Linares (Espanha, 2.ª Liga) - 1 época; Infesta (2.ª B) -- 1 época; Estrela de Portalegre (3.ª e 2.ª divisões) - 3 épocas; Elvas (3.ª divisão) - 2 épocas e Eléctrico (3.ª e 2.ª divisões) - 3 épocas